Reforço

PM reforçará fiscalização da Lei Seca

Atividades serão desenvolvidas hoje e amanhã durante toda a noite e madrugada pela polícia em pontos estratégicos da região metropolitana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Blitz da Lei Seca deve acontecer durante toda a noite e madrugada; intenção é evitar que motorista dirija sob efeito de bebida alcoólica
Blitz da Lei Seca deve acontecer durante toda a noite e madrugada; intenção é evitar que motorista dirija sob efeito de bebida alcoólica (Blitz)

Este ano, foram registradas 351 multas na Região Metropolitana de São Luís para condutores que dirigiram sob a influência de bebidas alcoólicas, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). Para evitar acidentes de trânsito causados por motoristas que misturam álcool e direção, a Polícia Militar (PM) vai reforçar a fiscalização na noi­te de hoje, véspe­ra de Natal, pa­ra garantir o cumprimento da Lei Seca.

As ações serão desenvolvidas pela Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind.) em pontos estratégicos da região metropolitana. De acordo com o major Augusto Magalhães, comandante da companhia, o reforço acontecerá no início da noite de hoje e se estenderá ao longo de toda a madrugada. “Cada uma das barreiras contará mais com mais de 10 policiais. Utilizaremos bafômetros, motocicletas e viaturas em cada uma dessas barreiras”, destacou o major Magalhães.

Conforme mostram os dados do Detran, das 351 multas registradas por direção sob o efeito de bebidas alcoólicas, 306 aconteceram na capital maranhense. Em São José de Ribamar, foram registradas 32; em Paço do Lumiar 10 e em Raposa foram três multas aplicadas a condutores que dirigiram embriagados.

Legislação
Conforme prevê a Lei nº1 2.760, de 2012, a Lei Seca proíbe que motoristas com 0,05 miligrama de álcool por li­tro de ar dirijam qualquer tipo de veículo. De acordo com os especialistas, o limite equivale a menos de um copo tradicional de cerveja.

Ainda segundo a lei, se o motorista for flagrado com 0,05 miligrama até 0,33 miligrama de álcool no sangue, é autuado com multa de
R$ 1.915,40 e perde o direito de dirigir por um ano. Acima deste nível, além de multa e perda suspensão da CNH, responde por crime de trânsito e corre o risco de ficar preso.

NÚMEROS
351
multas aplicadas para condutores que dirigiram alcoolizados
306 registradas em São Luís
32 registradas em São José de Ribamar
10 registradas em Paço do Lumiar
3 registradas em Raposa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.