Mais cedo

Missa do Galo será celebrada mais cedo, por causa da insegurança

Horários das celebrações foram alterados especialmente nas igrejas localizadas no centro de São Luís, para garantir a segurança dos fiéis; missas devem ocorrer, em sua maioria, às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Padre César de Sousa celebrará a Missa do Galo, na Igreja da Sé
Padre César de Sousa celebrará a Missa do Galo, na Igreja da Sé (padre Cesar)

A tradição da Missa do Ga­lo – que normalmente ocorreria no primeiro minuto do Natal (25) – mais uma vez foi alterada. Em várias igrejas da capital maranhense, especialmente aquelas localizadas no centro de São Luís, as celebrações religiosas ocorrerão em horários alternativos, para evitar assaltos e garantir a segurança dos fiéis.

Na Igreja da Sé, por exemplo, a Missa do Galo ocorrerá às 19h de hoje. Segundo o pároco responsável, padre César de Sousa, este é o sexto ano consecutivo em que a missa de Natal tem seu horário antecipado. “Até por uma questão de segurança, já é feita esta mudança, para que os fiéis possam ir até suas residências mais cedo, tendo em vista os riscos de assaltos na região”, disse.

Na Igreja dos Remédios, também no Centro – mais precisamente ao lado da Praça Gonçalves Dias –, a missa também acontecerá hoje, às 19h. “Há uma questão que agrada aos fiéis, que é o fato de poder passar a meia-noite com suas famílias e também por causa da insegurança, já que a área do Centro, infelizmente, à noite é considerada pela maioria um ambiente propício para ações delituosas”, afirmou o pároco responsável da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, padre Antônio José Soares.

Outra igreja que também alterou o seu horário de celebração tradicional da Missa do Galo é a de Santo Antônio, localizada na Rua Santo Antônio, em São Luís. No local, a ce­lebração em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo acontecerá às 18h. De acordo com a administração do local, a mudança no início da missa aconteceu a pedido dos frequentadores e também para minimizar os riscos de assaltos.

Em outros bairros da capital, as Missas do Galo também tiveram horários modificados. Na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Praça do Rodão, na Cohab, a missa começará hoje, às 20h30. “É também por pensar naquele fiel, que deseja estar em sua residência à meia-noite e também pela segurança”, informou o diácono George Castro, responsável pela paróquia.

Na Igreja São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, a missa também será antecipada em algumas horas e começará hoje às 20h. As modificações não se restringem às igrejas da capital maranhense. Na cidade de São José de Ribamar, a missa da véspera de Natal acontecerá hoje às 20h.

O Estado entrou em contato, por e-mail, com a assessoria de comunicação do Governo do Maranhão para saber sobre o policiamento, especialmente no Centro, durante a realização das missas de hoje nas igrejas deste trecho da cidade. Até o fechamento desta edição, não hou­ve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.