Fábrica de laticínios

Vila Nova dos Martírios poderá instalar indústria de laticínios

Documento que contém o diagnóstico e as orientações da indústria no município foi elaborado pela Regional do Sebrae em Imperatriz e entregue aos cooperados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Cooperados recebem o diagnóstico que ajudará na implantação de indústria de laticínios em Vila Nova dos Martírios
Cooperados recebem o diagnóstico que ajudará na implantação de indústria de laticínios em Vila Nova dos Martírios (Cooperados)

Vila Nova dos Martírios - A Unidade Regional do Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários (Sebrae), em Imperatriz, entregou aos cooperados um documento que contém um levantamento situacional para implantação de uma indústria de laticínios no município de Vila Nova dos Martírios.

Produzimos o material que vai ajudá-los a montar de fato esse laticínio”Márcia Martins Ferreira, Gestora de projetos do Sebrae
A ideia de uma indústria de laticínio em Vila Nova dos Martírios surgiu após um grupo de 23 cooperados empresários, membros da Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária de Vila Nova dos Martírios (Coafes/VNM) perceberam as oportunidades de desenvolvimento da região.

A base foi a visão empreendedora exercida pelos laticinistas que já são atendidos pelo Sebrae, por meio do Projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul, que disponibilizou a tecnologia Balde Cheio, de gestão de propriedades produtoras de leite.

“Demos um primeiro passo importante com a orientação e estruturação das demandas, para que os cooperados possam dar entrada a essa associação tão sonhada”, enfatizou o gerente regional do Sebrae, Danilo Lisboa Borges.

Estiveram presente ainda, na entrega do documento, a gerente da Regional do Sebrae em Açailândia, Rosilene Borges, consultores do Sebrae que ajudaram na elaboração do diagnóstico e cooperados do município de Vila Nova dos Martírios.

O levantamento feito pelo Sebrae e entregue ao cooperados da Coafes/VNM contém o mapeamento da região, as condições necessárias que facilite a produção leiteira, vendas, recomendações aos produtores e demais informações de implantação da plataforma industrial.

Documento
O documento foi elaborado com base em informações colhidas em campo, durante visitas técnicas ao município, entrevistas com produtores de leite, além de visitas às indústrias de laticínios de Imperatriz.

O objetivo é entender a realidade dos produtores, capacidade produtiva da região e apontar estratégias para aumentar a produtividade e qualidade do leite produzido na região de Vila Nova dos Martírios, com o propósito de dar mais competitividade à cooperativa.

A gestora de projetos do Sebrae, Márcia Martins Ferreira, responsável pelas ações da cadeia produtiva do leite, explica que foi feito um mapeamento da região, em que foi analisado o raio de atendimento da cooperativa e as condições viáveis que favoreçam o setor no município.
“Produzimos o material que vai ajudá-los a montar de fato esse laticínio, com os diagnósticos necessários que possam facilitar o aumento da produção de leite, consumo por dia e desenvolvimento da bacia leiteira de modo geral”, afirmou a gestora.

O trabalho faz parte das ações prioritárias que o Sebrae exerce no segmento de Leite e Derivados, que objetiva o desenvolvimento da região, a competitividade das micro e pequenas empresas, contribuindo para o fortalecimento da bacia leiteira na Região Tocantina, com a atuação em 17 municípios, entre eles, Vila Nova dos Martírios.

Balde Cheio é parceria entre Sebrae e Embrapa

A tecnologia Balde Cheio é resultado de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), para a implantação de uma metodologia de gestão de propriedades rurais com foco na produção leiteira e chegou ao estado quando o Sebrae buscava formas de transferir tecnologia para pequenos produtores rurais, conhecimento de formas de manejo e de fácil acesso, para aplicar nos projetos focados em produção leiteira.

Na Região Tocantina, os pequenos produtores de leite que aplicam a tecnologia Balde Cheio tem muito o que comemorar. A média diária de produção cresceu cinco vezes em relação ao que foi registrado antes do projeto ser implantado no estado pela entidade a partir de 2008.

Segundo os dados registrados pela instituição, antes da implantação a média de produção diária era de 1,5 litro por animal e hoje a produtividade chegou aos 8 litros por animal diários, um crescimento de mais de 500% em oito anos.

Crescimento

Além da Região Tocantina, onde o Sebrae aplica a metodologia Balde Cheio em 130 propriedades em 17 municípios atendidos pela regionais de Açailândia e Imperatriz, a tecnologia é aplicada em outros sete municípios atendidos pelas unidades regionais de Bacabal e Grajaú, dentro do projeto Cadeia Produtiva do Leite no Médio Mearim, também com excelentes resultados.

Por causa destes resultados que já foram alcançados, a Instituição e o governo estadual estão discutindo a ampliação do número de propriedades atendidas com a metodologia Balde Cheio.

A proposta é atender outras 250 propriedades produtoras de leite na Região Tocantina, como estratégia para fazer a cadeia produtiva do leite no Maranhão crescer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.