Senado

“ Após parecer do STF, atuação do Senado ganha mais importância”, afirma Roberto Rocha

Parlamentar declarou a O Estado que o país vive momento de instabilidade política que, em sua visão, é prejudicial para diversos setores.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
(senador Roberto Rocha)

O senador Roberto Rocha (PSB) reconheceu ontem, durante a apresentação de sua nova central de representação de gabinete no Maranhão (que funcionará na rua da Neblina, no bairro Calhau, em São Luís) que o Senado Federal ganha “ainda mais importância” no processo político que ainda pode culminar no impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o parlamentar, o país vive momento de instabilidade política que, na visão dele, é prejudicial para diversos setores do país, especialmente a economia.

Antes da entrega oficial da nova unidade de atuação local, o senador recebeu a visita de diversas autoridades, dentre elas, o vice-governador do Estado, Carlos Brandão (PSDB) e do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Em seguida, o senador conversou com a imprensa e fez um resumo de sua atuação no Congresso Nacional, durante o primeiro ano de mandato, destacando neste período o projeto de Lei de sua autoria, que trata das janelas partidárias, ou a possibilidade de mudança de partido sem perda de mandato.

Depois, o senador também comentou sobre o momento político do país. Segundo ele, a Constituição Federal precisa ser respeitada, especialmente nos artigos que conferem ao Senado a competência para proceder (nos casos de crimes de responsabilidade) o julgamento do presidente da República. “ A posição desta semana, feita pelo Supremo [Tribunal Federal], foi importante para consolidar a importância do Senado neste processo. Nossa responsabilidade aumenta de forma considerável”, declarou.

Apesar de reconhecer o momento difícil do país, no aspecto político, o senador adota a linha otimista, ao falar do futuro nacional e do estado. “ Houve um rebaixamento, nesta semana, em que o país e o Maranhão tiveram sensíveis prejuízos. No entanto, é preciso destacar que nós, no Senado, estamos trabalhando em parceria com a presidente Dilma para trazer recursos e benefícios ao estado”, disse.

O senador confirmou ainda a criação, a partir de 2016, da Zona de Exportação de São Luís, que – por meio de tributação diferenciada – possibilitará a vinda de investidores para a Grande Ilha, possibilitando o escoamento da produção por canal portuário. “ Desta forma, haverá um ganho econômico importante para a cidade e a probabilidade de que novos investidores venham para cá será ainda maior”, disse.

Mais – Sobre a atuação este ano no Congresso, o senador Roberto Rocha avaliou a sua participação na bancada maranhense em Brasília. Para ele, houve significativos “avanços” ao estado que culminaram, inclusive, no empenho e quitação de R$ 30 milhões ao Governo do Maranhão e municípios. “ Por meio de emendas, mesmo no primeiro ano de mandato, esse processo foi possível, o que consideramos um grande avanço em nossa atuação no Senado”, finalizou.

Frase

“ A posição desta semana, feita pelo Supremo [Tribunal Federal], foi importante para consolidar a importância do Senado neste processo. Nossa responsabilidade aumenta de forma considerável”

Roberto Rocha, senador da República

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.