Transtornos

Problema no Italuís deixa bairros sem água na capital

Moradores reclamam que abastecimento está irregular há oito dias, obrigando-os a recorrer a poços artesianos de vizinhos ou comprar água para tarefas diárias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Um problema em uma das bombas do Sistema Italuís vem prejudicando a distribuição de água em São Luís. Em determinados bairros da cidade, a falta do produto já dura uma semana, causando muitos transtornos para os moradores.

No São Francisco, por exemplo, moradores recorreram, na tarde de ontem, a poços existentes em residências. A dona de casa Maria do Socorro Macedo, por exemplo, moradora da rua 6 do bairro, se deslocou com tonéis e baldes até a casa de um de seus vizinhos, em busca de água. “Foi o jeito. Até porque não aguentava mais ficar em casa sem água. E o pior é que a conta continua chegando”, lamentou.

O autônomo Jucinaldo do Rosário Nascimento aproveitou a falta de água no bairro para ganhar um dinheiro extra. Ele, em companhia de outros dois vizinhos, coletou água em um poço artesiano do bairro para levar a determinados moradores que, por questões de saúde, não podem carregar baldes cheios. “Cada galão eu vendo por R$ 5,00 Já fiz vários transporte hoje [ontem]. É uma forma de a gente ajudar quem precisa e, ao mesmo tempo, ganhar um extra”, disse.

O carroceiro Werberh Costa também aproveitou a falta de água para ganhar um dinheiro extra. “Consegui distribuir muita água aqui no bairro. É uma vergonha isso, por um lado, pois ninguém pode ficar sem. Mas por outro a gente aproveita para faturar um pouco”, afirmou.

O problema– De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), o problema técnico em uma das bombas da adutora ocorreu devido ao desgaste do equipamento. Além do bairro São Francisco, outras localidades da capita, como Coheb-Sacavém, Centro, Ivar Saldanha, Santa Cruz, Radional e área Itaqui-Bacanga, ficaram sem água.

No Monte Castelo, moradores denunciaram, por meio de nota de repúdio, o problema. De acordo com ele, apesar da construção de um poço para, segundo a Caema, diminuir os problemas de abastecimento, o abastecimento é precário no bairro.

O presidente da Caema, informou ontem, por telefone, que a bomba que apresentou defeito “passou por conserto” e entrará em funcionamento, amanhã. Ainda de acordo com o dirigente, apesar da medida, a previsão é de que a água comece a chegar normalmente às residências na segunda-feira, dia 21.

Adutora - O presidente da Caema, Davi Telles, aproveitou a ocasião para informar que a nova adutora do Sistema Italuís, cuja obra foi iniciada na gestão anterior do Governo do Maranhão, deverá ser entregue até abril do ano que vem. Segundo o dirigente, os serviços estão em estágio avançado.

De acordo Davi Telles, houve atraso no repasse de recursos pelo Governo Federal, via Ministério das Cidades. “Nos últimos meses, conseguimos compensar isso. Por causa da crise, em todo o país, tivemos problemas em receber verbas para a execução da obra, no entanto, houve avanços e entregaremos no ano que vem esta importante obra”, disse.

Ainda segundo ele, além da entrega da obra do Italuís, a Caema também iniciou a perfuração de poços em determinados bairros da capital. “Em localidades, consideradas mais críticas, foi necessária a construção de poços para compensar a falta de água em localidades”, afirmou.

Segundo a Caema, de 2002 a 2015, houve 28 rompimentos na adutora Italuís. Ainda de acordo com a Companhia, com a entrega da nova adutora, mais de 100 bairros de São Luís serão beneficiados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.