Microcefalia

Ministério da Saúde confirma 56 casos de microcefalia no MA

Dado foidivulgado, na manhã de ontem, por técnicos do Ministério da Saúde; outros sete casos suspeitos da doença foram confirmados, porém, sem relação com a zika

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Técnicos do Ministério da Saúde revelaram casos de microcefalia
Técnicos do Ministério da Saúde revelaram casos de microcefalia (Técnicos do Ministério da Saúde divulgam novos casos de microcefalia)

O Ministério da Saúde (MS), com base em Boletim Epidemiológico da pasta divulgado em coletiva de imprensa realizada ontem,15, confirmou que 56 casos de microcefalia, com possível relação com o zika vírus, foram registrados no Maranhão. De acordo com a pasta federal, outros sete casos suspeitos da doença no estado foram confirmados, porém, sem relação com a zika.

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde ( SES), dia 9 deste mês, apontou 36 casos confirmados da doença no Maranhão.

De acordo com o ministério, no total, os casos de microcefalia foram registrados em 24 municípios distintos do território maranhense, dentre eles, São Luís, Santa Inês, Caxias, Imperatriz, Chapadinha, Urbano Santos, Açailândia, Davinópolis e São João dos Patos. Entre 2010 e 2014, foram diagnosticados apenas 15 casos no estado de bebês com microcefalia causados pelo zika vírus.

Por meio de sua assessoria, o Ministério da Saúde confirmou ainda na tarde de ontem que a investigação dos casos de microcefalia relacionados ao zika vírus é feito em conjunto com gestores de Saúde de estados e municípios. Em boletim divulgado na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que profissionais da área deverão atuar no controle do mosquito e da microcefalia em dois hospitais do estado: o Hospital Materno Infantil, da cidade de Imperatriz - que atenderá pacientes das regiões central e tocantina - e o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís.

De acordo com representantes do MS, 18 laboratórios no Brasil estão capacitados para a coleta de sangue, sendo 13 centrais e outras cinco unidades consideradas de referência. O teste para a confirmação do vírus Zika em qualquer pessoa deve ser feito, preferencialmente, nos primeiros cinco dias de manifestação dos sintomas. Ainda de acordo com o MS, o zika vírus é de “difícil detecção”, pois 80% dos pacientes infectados não manifestam sinais ou sintomas.

Diagnóstico

Até o dia 9 deste mês, de acordo com a SES, haviam sido confirmados 36 casos da doença no estado. De acordo com o órgão, do total das ocorrências, em pelo menos 25% dos casos as mães tiveram zika vírus - transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue - durante a gestação.

De acordo com o Protocolo de Atenção à Saúde e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo zika vírus, lançado pelo MS na segunda-feira,14, valores de perímetro cefálico entre 32,1 e 33 cm não serão classificados como microcefalia. Segundo o Governo Federal, haverá nos próximos meses a ampliação dos testes rápidos de gravidez para diagnóstico precoce.

O Ministério da Saúde confirmou no dia 28 do mês passado a relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na Região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do Ministério da Saúde, em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do zika vírus.

Mais

O Ministério da Saúde confirmou ontem a ocorrência de 134 casos de microcefalia desde o início do ano no país – todos causados por contaminação pelo zika vírus. Outros 102 casos suspeitos foram descartados. O governo anunciou que vai distribuir repelente a gestantes como forma de evitar a contaminação.

Quadro

Cidades em que houve registros

de crianças com microcefalia no

Maranhão até o dia 9 deste mês:

- Barra do Corda

- Dom Pedro

- Humberto de Campos

- Coroatá

- São Francisco do Brejão

- Buriticupu

- São José de Ribamar

- São Luís

- Santa Inês

- Caxias

- Imperatriz

- Chapadinha

- Urbano Santos

- Açailândia

- Davinópolis

- São João dos Patos

- Codó

- São Domingos do Azeitão

- Axixá

- Pio XII

- Santa Rita

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.