Mosquito

Lançado combate ao Aedes aegypti em Ribamar

Campanha é lançada no município

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE) do município de São José de Ribamar participaram segunda-feira, 14, do lançamento da campanha contra o mosquito Aedes Aegypti. A intensificação dos trabalhos no município é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Prefeitura de São José de Ribamar.

A chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Maria das Graças Lírio Leite, disse que é necessário intensificar o trabalho de conscientização da população, além de uma atuação maior no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. “Precisamos estar integrados para dar maior atenção e potencialidade ao combate a este vetor que todos os dias busca novas formas de sobrevivência”, enfatizou.

Para a campanha, o governo entregou material informativo publicitário, como folders e cartazes, camisetas e larvicidas. O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, agradeceu o apoio do governo e disse que todas as secretarias municipais estarão mobilizadas no combate ao mosquito. “Temos que estar vigilantes na eliminação, controle e prevenção do mosquito, pois é a única forma de combater as doenças transmitidas por esse vetor”, disse.

A secretária de Saúde de São José de Ribamar, Dalila Vasconcelos, explicou que haverá distribuição de panfletos, visitas domiciliares e coletas de lixo volumosas para evitar a proliferação do mosquito. “Saúde não se faz sozinho e por isso precisamos contar com o apoio da população nesta grande campanha” afirmou.

O agente de endemias, José Roberto Vieira Santos, que trabalha há 10 anos no município, disse que a campanha é importante para conscientizar a população sobre os cuidados dentro das suas casas. “Fazemos as visitas domiciliares, mais também é importante que o morador tenha consciência de manter o ambiente limpo e acumular água de forma correta”, destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.