Campanha

95 mil animais estão imunizados contra a raiva

Já foram executadas cinco etapas da campanha antirrábica; cronograma prevê ações até o dia 19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Um total de 95.984 cães e gatos foi vacinado contra a raiva em cinco etapas da campanha da Prefeitura de São Luís. A vacinação está sen­do realizada de forma domiciliar e já passou por dezenas de bairros dos distritos Centro, Coroadinho, Bequimão e Cohab, durante os fins de semana.

A campanha teve início no dia 6 de novembro e tem como meta fazer a cobertura dos sete distritos da capital maranhense. Até o último fim de semana, foram vacinados 65.376 cães e 30.608 gatos.

A meta de vacinação determinada pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 150.172 cães e ga­tos, mesmo quantitativo de doses aplicadas na campanha anterior, realizada no início deste ano. Até agora, a cobertura vacinal alcançada foi de 63% em relação à meta colocada pelo Ministério da Saú­de.

A campanha domiciliar acontece às sextas-feiras e sábados. As equipes estão visitando cerca de 400 mil imóveis em busca de cães e gatos. A sexta etapa da campanha está prevista para os dias 11 e 12, quando as equipes continuarão as ações já iniciadas no distrito do Tirirical.

As equipes passarão por bairros como Pirapora, Conjunto Jaguarema, João de Deus e Planalto Anil I. As equipes visitam as residências das 13h às 17h às sextas-feiras e 8h às 14h aos sábados. Após o distrito Tirirical, as equipes seguem para os distritos Vila Esperança e Itaqui-Bacanga.

SAIBA MAIS
Sobre a doença

A raiva é uma infecção viral transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados. Em cães e gatos, a excreção do vírus na saliva pode ser detectada de dois a quatro dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença, que leva ao óbito. A morte do animal ocorre, em média, entre cinco a sete dias após a apresentação dos sinais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.