Devoção

Nossa Senhora da Conceição será homenageada hoje

Alvorada, missas e procissão marcarão as reverências à santa nas paróquias do Anil, Coroadinho e no Santuário do Monte Castelo; ponto alto será a missa campal celebrada às 17h, na Praça Maria Aragão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Devota reverencia Nossa Senhora da Conceição em seu santuário
Devota reverencia Nossa Senhora da Conceição em seu santuário (Nossa Senhora da Conceição)

A comunidade católica de São Luís participa desde a madrugada de hoje da programação que marca o encerramento do festejo em homenagem à Imaculada Conceição nas paróquias do Anil, Coroadinho e no Santuário do Monte Castelo. A principal celebração será a missa campal na Praça Maria Aragão, presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, seguida de procissão até o Monte Castelo, a partir das 17h. O evento é considerado o maior festejo mariano do Maranhão. Durante as solenidades, também será lançado o Ano Jubilar da Misericórdia na Arquidiocese de São Luís.

Com o tema “A Deus pertence a terra e tudo que nela contém” e lema “Juntos com Maria em defesa da vida”, desde o dia 29 de novembro a comunidade do Coroadinho está participando das homenagens a Nossa Senhora da Conceição. Ho­je, será encerrado o festejo com missa que sairá do Outeiro da Cruz em direção à paróquia. Após a chegada da imagem, os fiéis se reunirão em missa para celebrar a Imaculada Conceição.

Já a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Anil está homenageando a padroeira com o tema “Maria, Mãe de Misericórdia” - uma alusão ao Ano Jubilar da Misericórdia, instituído pelo papa Francisco e que será lançado hoje, durante uma celebração no Vaticano. A iniciativa do papa convida os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o Sacramento da Reconciliação. Para encerrar o festejo, a comunidade do Anil participará de missas ao longo dia. A celebração de encerramento acontece às 19h30, na paróquia.

Santuário da Conceição
“Maria, Mãe de Misericórdia” é também o tema do festejo iniciado dia 8 de novembro no Santuário da Ima­culada Conceição do Monte Castelo em homenagem à santa. Ao longo de todo o período, a comunidade do bairro se preparou para as celebrações do dia de hoje participando de novenas, romarias, procissões, missas, carreatas e visita da imagem a paróquias e órgãos públicos na capital.

As atividades tiveram a intenção de convidar os fiéis a refletirem sobre o tema do festejo. “Escolhemos co­mo tema algo ligado ao ano jubiliar, instituído pelo papa Francisco, para lembrar aos devotos que a relação de Deus com o ser humano é sempre uma relação de misericórdia. Pois Deus vem por meio desta buscar a remissão dos seres humanos, seres imperfeitos”, explicou o padre Elinauro Santos, vigário paroquial do Santuário da Imaculada Conceição do Monte Castelo.

Hoje, as atividades tiverem início às 4h, com alvorada, momento em que a comunidade católica de São Luís louva a padroeira com salva de fogos no início da manhã. Ao longo de todo o dia acontecerão sete missas e durante a manhã serão realizados batizados. O festejo do santuário é considerado o maior evento mariano – em homenagem à Virgem Maria - do Maranhão. “A Imaculada Conceição é a Virgem Maria concebida sem máculas, sem pecado”, informou padre Elinauro Santos.

MIssa
À tarde, acontece o ponto alto da programação, na Praça Maria Aragão, centro de São Luís, a partir das 15h com oração do Santo Rosário. Às 17h será celebrada missa campal presidida presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva. Logo após a missa, a procissão de Nossa Senhora da Conceição segue até Santuário no Mon­te Castelo, onde também estará havendo celebração. A chegada da ima­gem ao santuário coincide com o término da última missa do dia que será iniciada às 19h.

PROGRAMAÇÃO

Paróquia do Anil

7h – Missa, seguida de café fraterno
9h30 – Missa das Crianças
19h30 – Missa de encerramento, seguida de atividade cultural

Paróquia do Coroadinho

8h – Missa
17h – Procissão com saída do Outeiro da Cruz para a paróquia

Santuário do Monte Castelo

4h – Alvorada
6h, 7h30, 9h, 12h, 16h, 17h e 19h – missas
10h30 – Batizado

Praça Maria Aragão

15h – Santo Rosário
17h – Missa Campal, seguida de procissão, saindo da Praça

SAIBA MAIS

Ano da Misericórdia

“Sede misericordiosos como o Pai”. Este será o lema do Ano da Misericórdia que tem início hoje, na solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá em novembro de 2016. O Ano extraordinário foi convocado pelo Papa Francisco durante celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A iniciativa do papa convida os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o Sacramento da Reconciliação. Em São Luís, o Ano Jiubilar da Misericórdia será lançado por Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís, durante a missa na Praça Maria Aragão, quando será lida a bula papal que institui o ano jubilar.

Imaculada Conceição

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"). Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

Devido ao feriado municipal alusivo ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, a rotina da cidade está alterada hoje

Órgãos municipais e estaduais: Fechados
Lojas da Rua Grande: Funcionamento pode ocorrer, desde que os proprietários paguem hora extra para os funcionários.

São Luís Shopping – Funcionará das 10h às 22h

Shopping da Ilha - Funcionará das 10h às 22h

Pátio Norte Shopping - Funcionará das 10h às 22h
Rio Anil Shopping – Funcionará das 10h às 22h

Supermercados: abertos normalmente, de 7h30 às 22h.

Bancos e casas lotéricas: Fechados

Hospitais e plantão de polícia: Funcionarão normalmente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.