Transtornos

Lixo fica amontoado em ruas de SL com a paralisação dos garis

Em bairros localizados ao longo da Avenida Kennedy, montes de lixo já se formavam causando transtornos aos moradores, que temem acúmulo.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Ontem seria dia de coleta de lixo em alguns bairros da região central de São Luís, contudo, o lixo estava se amontoando nas portas e calçadas das casas devido à greve dos agentes de limpeza, iniciada ontem, para reivindicar pagamento do salário atrasado e outros direitos trabalhistas.

Em bairros como Retiro Natal e Liberdade, ontem era dia de coleta, mas não foi realizada por causa da paralisação dos garis. O canteiro central da Avenida Kennedy também estava repleto de lixo em vários pontos.

A tendência é que a situação se torne ainda mais crítica caso a paralisação dos garis se estenda pelos próximos dias não apenas nesses bairros, mas também em outras localidades em que a coleta de lixo é realizada nas terças-feiras, quintas e nos sábados.

Na manhã de ontem, alguns garis se concentram em um dos escritórios da empresa São Luís Engenharia Ambiental (Slea), que presta o serviço de limpeza pública para a Prefeitura. Durante o ato, a categoria concordou com a paralisação das atividades até que a situação trabalhista deles esteja regularizada.

Reivindicações
De acordo com Honésio Máximo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação (SEEAC), os funcionários ainda não receberam o salário referente ao mês anterior e também não há previsão de quando esse pagamento será depositado na conta dos trabalhadores. Além disso, também não há previsão de quando deverá ser realizado o pagamento da segunda parcela do 13º salário.

“Na semana passada, fomos informados de que os vencimentos iriam atrasar. Estamos esperando a Prefeitura se manifestar sobre essa situação”, disse Honésio Máximo. Ele afirmou também que, em contato com os dirigentes da Slea, foi repassado que a empresa ainda não havia recebido o seu pagamento da Prefeitura de São Luís, comprometendo, dessa forma, o pagamento dos trabalhadores.

Pagamento
Além do atraso no pagamento dos salários, os agentes de limpeza ainda têm de lidar com a falta de segurança no exercício de suas funções. Já foram registrados vários casos em que eles foram assaltados por criminosos.

Uma das ocorrências registradas aconteceu no mês de agosto. Na ocasião, os garis estavam almoçando quando foram abordados por uma dupla que chegou ao local em um Corsa Classic preto. Um dos criminosos ameaçou o grupo com uma arma de fogo e exigiu que o fiscal lhes entregasse as duas roçadeiras – equipamento usado para o corte de grama. Além desses equipamentos, os pertences dos garis como celulares, relógios e dinheiro também são bastante visados pelos assaltantes.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para saber do posicionamento sobre a greve dos agentes de limpeza e o que pode ser feito para regularizar a situação, mas até o fechamento desta página, nenhuma resposta foi obtida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.