Festejo da Conceição

Missa solene marca início do Ano Santo da Misericórdia

Celebração que encerra a programação do Festejo da Conceição será realizada amanhã, às 17h30, na Praça Maria Aragão
07/12/2015 às 08h30

A missa solene do Festejo da Conceição, que acontecerá na Praça Maria Aragão, amanhã, dia 8, às 17h30, também marcará a abertura do Ano Santo da Misericórdia na Arquidiocese de São Luís. A coincidência com o início do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, motivou a escolha do tema “Maria, mãe da misericórdia”, que norteou a programação de 30 dias do festejo organizado pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição, do Monte Castelo.

Padres das 53 paróquias da arquidiocese devem participar da celebração, que será presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário. No Ano Santo, os católicos serão convocados a vivenciarem a misericórdia com sinais concretos. O Papa Francisco incentivou os fieis a peregrinarem rumo à Porta Santa, que será aberta em catedrais das dioceses e nas basílicas papais em Roma.

Haverá Porta Santa no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Santuário São José de Ribamar e na igreja Nossa Senhora do Carmo, locais onde há atendimento diário de confissão. Aos peregrinos, será dada a indulgência do perdão de todo pecado cometido. “Nosso desejo é que seja um ano da graça para nós todos. Teremos uma atenção especial para o Sacramento da Penitência e ao acolhimento dos peregrinos”, destacou Dom Belisário.

Realizado na capital maranhense há 211 anos e considerado o maior evento mariano do Estado, o Festejo da Conceição ressaltou a figura da mãe de Jesus como exemplo de misericórdia. “Maria tem muito a nos ensinar, pelo acolhimento e proteção que ela nos dá. É por ser mãe de Jesus, nosso salvador, que Nossa Senhora torna-se mãe da misericórdia, pois Ele é a própria misericórdia”, explica padre Arnaldo Menezes, scj, reitor do Santuário da Conceição.

Dia da Conceição
No dia de Nossa Senhora da Conceição, dia 8, que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à santa.

Às 10h30, haverá batizados e, às 15h, será rezado o Rosário. Durante o dia, serão celebradas sete missas, às 6h, 7h30, 9h, 12h, 16h, 17h e 19h. O ponto alto do dia será a missa solene, na Praça Maria Aragão, seguida de procissão até o Santuário. Em 2014, cerca de 150 mil pessoas participaram da celebração.

Tradição e devoção
A devoção a Nossa Senhora da Conceição é antiga em São Luís. Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804. O primeiro altar dedicado à santa foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal.

SERVIÇO:
O Quê

Encerramento do Festejo da Conceição 2015
Quando
Dia 8, terça-feira, às 17h
Onde
Praça Maria Aragão

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte