Solidariedade

Ação “Pinta Casa” leva pintura a dezenas de casas do Jaracati

Promovida pelo Projeto Casa, ação reuniu voluntários e moradores da área na revitalização das casas; intenção é levar a atividade para outros bairros, promovendo ainda atividades lúdicas para crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

O bairro Jaracati ficou mais colorido no último fim de semana. Por meio da ação “Pinta Casa”, voluntários dedicaram seu dia de folga para pintar fachadas de casas de alvenaria e palafitas. Cerca de 150 famílias da comunidade foram beneficiadas na quarta edição da atividade que contou ainda com brincadeiras para as crianças.

A ação faz parte do Projeto Casa (Crianças Acolhidas e Salvas pelo Amor). O missionário Dhoseph Guterres é morador do Jaracati e um dos responsáveis pela criação do “Pinta Casa”. Ele explica que a ideia nasceu da necessidade de colorir a comunidade colaborando para uma mudança de realidade. “O que fizemos aqui vai além da questão estética. Como vivemos num contexto onde faltam muitas políticas públicas, receber a casa pintada é uma valorização dos moradores. A comunidade entende que não está esquecida”, justificou.

Colaboração

Neste ano, a ação teve o apoio da Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, e sua parceira em São Luís, Loja Potiguar. O serviço de pintura ficou sob a responsabilidade de voluntários, que doaram seu tempo para a comunidade e também garantiram materiais co­mo rolos e pincéis. A professora

Lydici Amorim, da Igreja Batista Ebenézer – na Vila Itamar, foi uma delas. “O nosso Deus diz que devemos faze isso: amar o próximo. Pintar a casa de uma família, dar um pouco de conforto no fim de ano e ver a satisfação no rosto das pessoas nos humaniza e fortalece”, afirmou.

Para os moradores, foi uma gran­de satisfação ver a casa com uma no­va cor. Foi o que aconteceu com a empregada doméstica Luciana Ferreira. “É gratificante também para quem vem pintar porque é sempre bom ajudar os outros”, disse.

Implantação

A comunidade Vila Divineia, na Vila Palmeira, será a próxima comunidade a receber as atividades do projeto Casa, que agora terá o apoio da Igreja Batista da Vila Palmeira. Segundo o pastor Éber Batista, crianças da comunidade serão beneficiadas com dois dias de atividades lúdicas, formação espiritual e reforço escolar, além de atividades esportivas, como jiu-jitsu e karatê, já que funcionam na igreja. “Por meio das atividades, queremos combater a ociosidade. A criança e o adolescente ocioso são alvo fácil da criminalidade”, afirmou.

Inicialmente, o projeto deve atender 30 crianças em situação de vulnerabilidade social na Vila Divineia. Alguns moradores estão ansiosos pelo início das atividades, como é o caso de Antônio Barbosa. “Nós tínhamos um time de futebol e um grupo de dança. Sem­pre fazíamos o Dia das Crianças. Agora, vamos ter mais apoio, mais organização. A criança não vai ficar na rua quando não estiver no colégio”, disse.

Além da igreja, também contribuíram com a ação realizada ontem a Plamont Engenharia, Pinturas Ipirangas e o voluntariado da Vale. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.