Sem manutenção

Praça Duque de Caxias, no João Paulo, está abandonada

Logradouro em homenagem ao comandante que foi presidente da Província do Maranhão apresenta hoje diversos problemas de infraestrutura
Gisele Carvalho/O Estado05/12/2015
Piso da Praça Duque de Caxias está quebrado e árvores sem trato (Praça)

Um dos principais logradouros do João Paulo, a Praça Duque de Caxias, está abandonado pelos gestores públicos. O local é utilizado por muitos para o descanso por causa da sombra das árvores e até para o passeio. Mas problemas como infestações de cupins nas árvores e piso quebrado são um risco para quem frequenta o espaço.

Há uma semana um galho de uma das árvores da praça caiu. O motivo foi a infestação de cupins que vem assolando a planta. Por sorte, não há nenhum banco no local e ninguém foi atingido. Mas outras árvores estão na mesma situação, com os troncos tomados por cupins, e um acidente pode acontecer. Além disso, o galho que caiu permanece no local, o que mostra a ausência de manutenção da praça.

Outro risco para frequentadores é o fato de o piso estar quebrado em vários pontos, o que pode causar acidentes. Em alguns pontos, as rachaduras se formaram pelo crescimento das raízes das árvores e, em outros, às margens da praça, a ação de veículos e do tempo contribuiu para o desgaste do calçamento.

É possível encontrar ainda no local bancos quebrados e pichados e muito lixo espalhado no chão. Situações como essas deixam os frequentadores tristes com o atual estado de conservação do logradouro. “Essa praça só não é mais importante que as do Centro Histórico. Muita gente que tem que resolver algo no João Paulo para aqui. Devia ser bem cuidada”, disse Jorge Vieira Rodrigues, funcionário público.

Revitalização
O atual estado da praça nem lembra que o espaço começou a ser revitalizado neste ano. Em maio, a Praça Duque de Caxias começou a receber obras de revitalização por meio do Programa "São Luís, Cidade Jardim", da Prefeitura de São Luís.

Por meio da obra, o local seria totalmente urbanizado. Deveria ser feita a pintura de bancos, meio fio, muretas, passeio, e ainda limpeza, capina, podas, supressão, recuperação de raízes além do plantio de cerca de 70 árvores. A revitalização do espaço incluiria ainda a coloca­ção de iluminação artística do monumento a Duque de Caixas e do mastro. No entanto, o estado atual do espaço é totalmente diferente.

NÚMERO
9 mil metros
quadrados é área total da Praça Duque de Caxias

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte