Prevenção

Atenção para evitar a ação de bandidos disfarçados

Criminosos estão usando fardamentos roubados de funcionários de empresas prestadoras de serviços para entrar nas casas e cometer delitos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Fardamento de prestadora de serviços já foi usado para cometer crimes
Fardamento de prestadora de serviços já foi usado para cometer crimes (Fardamento)

À medida que as pessoas investem em segurança em suas residências, os bandidos encontram formas pa­ra transpor essas barreiras. Na quar­ta-feira, dia 2, criminosos roubaram fardas e equipamentos de fun­cionários de uma empresa que presta serviços para a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e, disfarçados de empregados da companhia, cometeram assaltos em um condomínio no bairro Olho d’Água. Por essa razão, as pessoas devem ficar atentas para não serem enganadas e vitimadas por criminosos que cada vez mais estão usan­do a tática para cometer delitos.

A primeira e mais importante dica para que as pessoas evitem serem vítimas desses tipos de ação criminosa é sempre pedir a identificação deles no momento em que abordarem a casa. Em hipótese alguma os funcionários das empresas que prestam serviços executarão atividades rotineiras se não tiver algum tipo de identificação.

Caso isso aconteça, já é motivo de desconfiança. Logo, é de extrema importância que as pessoas não permitam a entrada desses funcionários em suas residências até elas terem a certeza de que realmente não são criminosos.

Disfarces
Há casos em que os bandidos estão se disfarçando de funcionários dos Correios, empresas de telefonia, de TVs por assinatura, entre outras, que prestam algum tipo de serviço para a comunidade.

O último caso registrado na capital maranhense aconteceu na quarta-feira, 2, envolvendo criminosos que se disfarçaram de funcionários da Cemar e invadiram um condomínio no bairro Olho d’Água, onde assaltaram duas residências e ainda os vigilantes do empreendimento.

“Essa situação é um grande desafio, não apenas para a Cemar, mas também para outras empresas que prestam serviços, pois esses profissionais fazem abordagens nas casas. Os criminosos utilizam esse modus operandi e, de posse de um fardamento e de um crachá, acabam tendo uma ‘credencial’ para cometer crimes”, avaliou Luiz Carlos Cardoso, executivo de comunicação da Cemar.

Ele explicou também que, quan­do os funcionários da companhia se dirigem às casas, na maioria das vezes é para fazer a leitura de medidores de energia, que ficam geralmente na parte exterior das residências.

Há situações também em que os funcionários da companhia vão até o local, se for identificada uma deficiência técnica nas instalações elétricas internas, ou seja, uma suspeita de furto de energia. Neste caso, ele afirmou que os profissionais se identificam e passam total segurança para as pessoas de que são funcionários da empresa.

Caso os proprietários da casa não permita a entrada do profissional, a Cemar notifica e estabelece prazo para que ele possa permitir o acesso ao interior da residência, conforme prevê a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

SAIBA MAIS
Dicas para as pessoas evitar ser enganados por falsos profissionais da Cemar

- É fundamental atentar para alguns detalhes, como o padrão dos uniformes (calça, botas, camisa), uso de crachá (com o nome do profissional impresso), e a marca da empresa na qual ele presta serviço. A marca da Cemar é obrigatória em todo o uniforme.

- Os profissionais de campo utilizam veículos devidamente emplacados, também padronizados com a marca da empresa fornecedora/ prestadoras de serviços e a da Cemar, além da marca e do número da Central de Atendimento 116 adesivado no carro.

- As equipes de atendimento de plantão 24 horas da Cemar são compostas somente por dois eletricistas. Em caso de suspeita de equipe de atendimento que não seja, de fato, da Cemar, ligue para a polícia no 190.

- Em caso de falta de energia, as equipes de plantão da Cemar realizam suas atividades somente até o medidor de energia. Se o medidor da sua casa fica na parte externa, não aceite o argumento de pessoas suspeitas que insistam para entrar na sua casa sem ordem de serviço ou sem identificar o titular da conta de energia. Em algumas situações, porém, é necessário que a equipe entre na residência, especialmente quando o medidor está na parte interna do imóvel. Mas fique alerta, pois o cliente sempre será identificado pelo nome. Caso o medidor ainda esteja dentro de casa, providencie adequar o padrão para a parte externa da casa.

- A maioria dos serviços realizados pela Cemar ocorre durante o dia. À noite, a companhia realiza apenas serviços emergenciais de plantão, como religação de energia, solicitados por meio da Central 116, por exemplo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.