Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
 Ainda repercute o Fórum Internacional de Direito da UNDB, que reuniu, no Hotel Luzeiros, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e renomados pesquisadores nacionais e internacionais para a discussão oportuna da temática dos direitos sociais no Brasil e no mundo. No registro, os palestrantes convidados Marius Oliver (África do Sul), Cláudia Roesler (Universidade de Brasília), Ingo Sarlet (Universidade de Hamburgo) e o presidente do Instituto Max Planck, Ulrick Becker (Alemanha).
Ainda repercute o Fórum Internacional de Direito da UNDB, que reuniu, no Hotel Luzeiros, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e renomados pesquisadores nacionais e internacionais para a discussão oportuna da temática dos direitos sociais no Brasil e no mundo. No registro, os palestrantes convidados Marius Oliver (África do Sul), Cláudia Roesler (Universidade de Brasília), Ingo Sarlet (Universidade de Hamburgo) e o presidente do Instituto Max Planck, Ulrick Becker (Alemanha).

Mais premiada
A Universidade Federal do Maranhão foi a instituição mais vitoriosa do Prêmio Fapema 2015, que este ano teve como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento do Maranhão”.
O Prêmio foi entregue a 41 pesquisadores das instituições de ensino superior públicas e privadas do estado. Entre os 41 vencedores, vinte são pesquisadores da UFMA.O tema deste ano é baseado na cidadania e no saber popular.
A novidade foi a concessão de Honra ao Mérito Saber Popular pela contribuição na construção do conhecimento científico do Maranhão. Foram premiados um índio, uma ativista, um quilombola, um pescador e uma quebradeira de coco.

Levante de ânimos
A semana está tensa com o anúncio do pedido de impeachment de Dilma Rousseff pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Principalmente nas redes sociais, observou-se um levante de ânimos, contra e a favor da decisão.
Até a Associação Brasileira de Ciência Política, organização que reúne os principais especialistas da área, divulgou nota afirmando sua perplexidade perante o fato.
Para a instituição, Eduardo Cunha estaria usando o mecanismo como arma em defesa dos próprios interesses. A associação avalia que a aceitação do pedido de impedimento da continuidade do trabalho da presidente, por problemas fiscais, está sendo usado sem razão, de forma ilegítima e sem fundamentação jurídica por uma das mais altas autoridades do Brasil.
E mais: os cientistas políticos cobram que os agentes públicos atuem com responsabilidade, em defesa da estabilidade social e política.

Parto normal
A Justiça Federal determinou que os planos de saúde paguem honorários médicos três vezes mais em casos de parto normal, em comparação com as cesarianas.
A decisão acata Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal em São Paulo contra a Agência Nacional de Saúde Suplementar pedindo a implementação de uma série de medidas por parte da agência para tentar reduzir o índice de cesáreas na rede privada do país.
Embora a Organização Mundial da Saúde recomende que apenas 15% dos partos sejam cesáreas, 85% dos nascimentos ocorridos na rede particular brasileira são feitos dessa forma.

Balada especial
Hoje é uma noite de júbilo para a cantora Mairla Oliveira, que depois de muito esforço e labor em meio a uma crise econômica interminável que assola este país, atingindo até o setor do entretenimento, conseguiu viabilizar desejo antigo de lançar um CD com uma balada exclusiva e capitaneada pela banda Mix in Brazil, da qual é a vocalista titular.
O cenário já está montado na Gallery Pub da Lagoa e a produção incluirá a participação de bailarinos no palco, os quais protagonizarão um número de dança com coreografia inspirada no trabalho da cantora Anitta.
Com apoio das Óticas Diniz, músicos e backing vocals estarão a postos para a grande festa desta banda maranhense com repertório sempre eclético. Mairla usará dois figurinos e cantará para um público de quase 500 pessoas.

Mais denúncias
Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam apenas 20% desse tipo de violência no Brasil. Essa é a estimativa do governo.
O Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, recebeu no ano passado 5,4 mil denúncias, sendo cerca de 430 somente no Rio de Janeiro.
No primeiro semestre deste ano, as violações contra crianças e adolescentes lideraram as denúncias de direitos humanos.

Selfies em Londres
Os londrinos são os que menos sorriem em suas selfies e mulheres vestidas com capricho são as que mais fazem fotos de si mesmas em Moscou. Pelo menos é o que concluiu um pesquisador envolvido na montagem de uma insólita exposição sobre selfies em Londres.
Para sua nova mostra, “Big Bang Data”, a empresa Somerset House encomendou a “Selfiecity Londres”, um panorama de 640 selfies selecionadas de um total de 152.462 imagens publicadas no Instagram e feitas em uma única semana de setembro em um raio de cinco quilômetros quadrados ao redor do museu. A exibição foi inaugurada ao público ontem.

Encontro com os mortos
Que bom seria se pudéssemos conversar com pessoas queridas que já se foram. Pelo menos na ficção tem gente conseguindo.
O empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho que o diga. Esta semana, ele lançou, no Rio, “Unidos do Outro Mundo”, obra que narra seus encontros com nomes como Roberto Marinho, Chacrinha, Walter Clark, Tom Jobim, Dercy Gonçalves, Miele, Chico Anysio e Tim Maia, para citar alguns.
Para celebrar seus 80 anos, o empresário estreia na literatura de ficção com uma narrativa bem-humorada e reveladora, além de emocionante. Dialogando com os mortos, ele simula a própria morte para reencontrar seus amigos do além e fazer um ajuste de contas com os desafetos que já se foram.

Operação Fim de Ano
A Operação Fim de Ano nos principais aeroportos brasileiros terá início dia 10 de dezembro, estendendo-se até 10 de janeiro de 2016. Durante o período, a expectativa é que mais de 20 milhões de passageiros passem pelos terminais em viagens de Natal, Ano-Novo e férias escolares.

TRIVIAL VARIADO

Familiares, amigos e admiradores de Nauro Machado reúnem-se na noite de hoje, às 19h, na Igreja de São João, para a celebração da missa de sétimo dia de morte do poeta maranhense, que nos deixou em 28 de novembro.

Será amanhã, a partir das 16h, o coquetel de lançamento da nova coleção da Salt Boutique, no Centro Comercial Moraes Center da Avenida Jerônimo de Albuquerque. Quem já viu garante que está três chic.

A Avenida Litorânea ganhará um novo endereço para o entretenimento: a Cabana Pub, cujas portas serão abertas hoje, com show de Emicida, famoso rapper brasileiro.

Pelo menos da rubéola estamos livres. O Brasil recebeu o certificado de eliminação dessa moléstia, depois de cinco anos sem registros de casos de transmissão da doença.
O reconhecimento foi entregue pela Organização Mundial da Saúde ao ministro da Saúde, Marcelo Castro.

A United Airlines e a Apple já são parceiros há vários anos. Porém, agora, a companhia aérea vai dar 6 mil aparelhos iPhone 6 Plus aos representantes de serviço ao cliente.

DE RELANCE

Campanha do TJMA
O Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com o Hemomar, realiza hoje a campanha “Doar é Amar”, para doação de sangue. A coleta será feita em uma unidade móvel instalada próximo ao prédio sede do Tribunal, na Avenida Pedro II. O objetivo é estimular servidores e magistrados a fazerem doação de sangue, contribuindo para a manutenção do estoque do Hemocentro do Maranhão.

Cidadão maranhense
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realiza hoje, no Plenário Nagib Haickel do Palácio Manuel Beckman, sessão solene para entrega do Título de Cidadão Maranhense ao empresário, engenheiro civil e especialista em Avaliações Antônio Djalma Blume de Almeida, natural do Rio de Janeiro. A honraria será concedida por meio do Projeto de Resolução Legislativa de iniciativa do deputado Max Barros (PMDB), que se justificou pelo reconhecimento da trajetória do trabalho desempenhado por Djalma Blume neste estado.

Festa para o amo
A família artística do Boi de Morros prepara-se para celebrar um de seus mais queridos amos: o cantador Lobato, que no próximo 12 de dezembro reunirá o batalhão na Chácara Irmão Sol para grande festa ao lado de seus familiares, amigos e aqueles que, com ele, contribuíram para tornar o grupo folclórico de orquestra um dos mais bem-sucedidos do Estado.

Do virtual para o real
Fenômeno da internet que transcendeu do virtual para o real, o comediante piauiense Whindersson Nunes vem para dois espetáculos em São Luís, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana. Sem dúvida, o artista é um sucesso de público, pois em todas as cidades onde se apresentou faltaram ingressos devido à alta procura.

Ouro e prata
Três atletas maranhenses do karatê trouxeram reluzentes medalhes de ouro e prata de um torneio internacional realizado recentemente no Chile. Márcio Bastos, Matheus Dourado e Débora Pereira foram os representantes do Maranhão e do Brasil e conquistaram excelentes resultados durante a competição.

Corrida na Litorânea
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão promoverá, dia 13 de dezembro, a I Corrida dos Arquitetos e Urbanistas, homenageando o Dia do Arquiteto e Urbanista e proporcionando a profissionais e comunidade uma atividade física saudável. A corrida terá distâncias de 5km e 8km. A Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, será o ponto de largada e chegada.

Pense com Theodor Adorno:
“A tarefa atual da arte é introduzir o caos na ordem”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.