Eleições nos EUA

Trump continua liderando pesquisa para primárias republicanas nos EUA

Empresário tem 27%, contra 17% de Marco Rubio e 16% de Carson e Cruz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

ESTADOS UNIDOS

O bilionário americano Donald Trump seguia, ontem, à frente de todas as pesquisas de intenção de voto nas primárias republicanas para as eleições à presidência, enquanto Hillary Clinton consolidava sua condição de favorita entre os democratas.

Trump recebe 27% das intenções de voto dos eleitores republicanos em uma pesquisa de Quinnipiac, realizada na semana passada e divulgada ontem. Em seguida, aparecem o senador Marco Rubio (17%), o médico Ben Carson (16%) e o senador Ted Cruz (16%). A margem de erro é de quase quatro pontos.

"Não importa o que diga ou as pessoas que escandalize, que questione os feitos ou contradiga o politicamente correto, Donald Trump parece usar um Kevlar" (colete à prova de balas), constata Tim Malloy, o diretor adjunto do instituto da Universidade Quinnipiac que realizou a pesquisa.

Confirmação

O avanço de Donald Trump vem sendo confirmado desde julho por quase todas as enquetes. O único pré-candidato que o alcançou brevemente, o neurocirurgião aposentado Ben Carson, perdeu espaço atualmente, enquanto Marco Rubio, filho de imigrantes cubanos, está em plena ascensão.

O ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão e filho dos ex-presidentes, recebe apenas 5% das intenções de voto.

No Partido Democrata, a ex-primeira dama e secretária de Estado, Hilarry Clinton, recebe 60% das intenções de voto dos eleitores democratas, seguida pelo senador Bernie Sanders (30%). A margem de erro da pesquisa é de 4,1 pontos.

As primárias são produzidas em cada um dos estados do país ao longo de vários meses e terão início em Iowa no dia 1º de fevereiro do próximo ano, seguindo no dia 9 do mesmo mês em New Hampshire.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.