Transporte Público

Bilhete Único promete redução de tempo e de custos

Lançado pela Prefeitura de São Luís, o sistema passará a operar a partir do dia 14; usuários poderão acessar sistema em linhas urbanas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

Reduzir o tempo de deslocamento no trânsito de São Luís é o desejo de muitos usuários do trans­porte público. Por meio do Bilhete Único, lançado ontem pela Prefeitura de São Luís, isso será possível. E, em alguns casos, usuários que utilizavam dois ônibus para chegar a um destino também terão redução de custos. Com o bilhete, o usuário pode descer de um coletivo e entrar em outro, sem passar pelos terminais de integração e sem pagar mais uma passagem.

Hoje, a mudança de ônibus sem pagar uma segunda passagem só ocorre dentro dos terminais de integração. Por meio do novo sistema, o usuário poderá trocar de ônibus, de qualquer li­nha integrada urbana, também em paradas de ônibus. O usuário poderá fazer isso durante o tempo de até 90 minutos, desde que não mude o sentido da pista onde tiver descido.

Basta passar o cartão de transporte (vale-transporte ou cartão de estudante) na catraca do coletivo para efetuar o pagamento da passagem normalmente, que é de R$ 2,60. Depois, o usuário pode pe­gar qualquer outro ônibus, observando o tempo disponível para isso.

O Bilhete Único é uma bandeira de luta do movimento estudantil, porque vai facilitar muito para o estudante que vai sair de casa com destino a sua instituição de ensino. Vamos poder pegar outro ônibus sem nenhum custo” Denise Duarte, presidente da Central Estudantil de São Luís

Economia
O engenheiro consultor da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Manuel Cruz, explica que o usuário passa a ter a opção de fazer integração em qualquer parada, mas o mesmo deve ficar atento a algumas condições. Nas linhas troncais, que são as que saem dos bairros em direção ao Centro, o usuário terá até 90 minutos para fazer a integração. Já nas linhas alimentadoras, que são as que circulam apenas dentro de uma região, o usuário terá 45 minutos para fazer o transbordo.

Ele lembra que a economia de tempo, segundo os testes da SMTT, chegou até 45 minutos. “O primeiro tempo foi de um deslocamento da Estiva com destino à Cidade Olímpica. Era necessário fa­zer três transbordos e agora só é preciso fazer um. Houve uma economia em torno de 45 minutos, mas isso também depende do trânsito”, disse.

A presidente da Central Estudantil de São Luís, Denise Duarte, ressalta a economia também de custos principalmente para os estudantes. “O Bilhete Único é uma bandeira de luta do movimento estudantil, porque vai facilitar muito para o estudante que vai sair de ca­sa com destino a sua instituição de ensino. Vamos poder pegar outro ônibus sem nenhum custo. Apesar de ter direito à meia-passagem, se o estudante fosse pegar outro ônibus, ele teria que pagar uma segunda passagem”, disse.

Promessa
O Bilhete Único é uma das principais promessas de campanha do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Ele, o secretário municipal de Trânsito e Transportes - Canindé Barros - e representantes do Governo do Estado lançaram o novo sistema, que vai operar na capital a partir do dia 14.

O prefeito ressaltou que a implantação do Bilhete Único só pô­de ser feita depois da implantação de outras etapas. Por isso, a promessa ainda não havia sido cumprida. Até chegar ao estágio atual do sistema de transporte público, foi necessário implantar equipamentos de biometria facial em ônibus e o serviço de recarga embarcada.

Agora, a pauta é a licitação do transporte público. “Encaminhamos o projeto para a Câmara Municipal, a lei que autorizará a Prefeitura a fazer a licitação do trans­porte público. Estamos aguardando a votação e, a partir desse momento, poderemos disparar audiência pública e publicar edital”, afirmou o prefeito.

SAIBA MAIS

Como vai funcionar:

1. O usuário pode pegar um coletivo de linha integrada urbana (R$ 2,60)

2. Durante o trajeto, o usuário pode descer e pegar outro coletivo de linha urbana se quiser

3. Ao passar na catraca, o sistema fará o cruzamento de informações para identificar se ainda há tempo disponível

4. Se ainda estiver dentro dos 45 ou 90 minutos, a segunda passagem não será tarifada

ATENÇÃO

- O Bilhete Único vale somente para as linhas integradas urbanas. Se precisar usar um coletivo de linha urbana e semi-urbana, o benefício não tem validade. Será preciso pagar duas tarifas separadamente.
- Se optar por pagar a passagem em dinheiro, a troca de ônibus sem pagar uma segunda tarifa só poderá acontecer nos terminais de integração como ocorre hoje. O Bilhete Único só funciona com o uso de tecnologia que calcula o tempo de 90 minutos disponível para troca de coletivo.
- O Bilhete Único não pode ser usado por mais de uma pessoa. O cartão estudantil é de uso intransferível. - No caso do cartão de transporte, o benefício se aplica somente ao primeiro passageiro que utilizar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.