Data

Na cadência bonita do samba

Dia Nacional do Samba, celebrado hoje, será festejado com mais uma etapa do projeto “São Luís, Capital do Samba”, com o grupo Madrilenus e convidados; festa será a partir das 19h no bairro Madre Deus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Grupo Madrilenus é o anfitrião da noite
Grupo Madrilenus é o anfitrião da noite (Madrilenus)

Para marcar o Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, o grupo Madrilenus preparou uma festa com os bambas de São Luís. A grande roda de samba começa às 19h, na Madre Deus. Na ocasião, o grupo receberá os convidados Ellen Oliver, Lena Machado, Andrea Frazão, Jailson Pereira, Cilos Brown, Soul Samba, entre outros.

O Dia Nacional do Samba, aliás, é lembrado pelo Madrilenus desde o ano passado, quando foram reunidos vários sambistas maranhenses em uma grande festa para celebrar o ritmo que tem uma grande força no Maranhão. “Dá para mensurar que existe em nossa capital e, em plena atuação, mais de 100 grupos apresentando-se pelos mais variados palcos da cidade de domingo a domingo. Muita gente nova aparecendo, composições autorais, então a ideia é homenagear essa produção”, diz Boscotô.

Boscotô ocupa os vocais ao lado de Jorge Luís (banjo), Júlio Cunha (violão 7 cordas), Robertinho Chinês (Cavaco), Adão Camilo (voz), Maurício (Tantan), Júnior Mamão (pandeiro) e Renan (bateria) no grupo Madrilenus. Neste projeto, o grupo tem ainda a participação dos músicos Madson Peixoto (percussão), Vanderson (percussão), Macaé (voz e percussão) e Dinho Berg (voz).

Projeto

O evento é a terceira etapa do projeto “São Luís, Capital do Samba”, que começou no dia 30 de outubro com o show “Na Página da História”, homenageando o sambista Cristóvão Alô Brasil.

O encerramento do projeto será no dia 13 deste mês na programação do Tribuna do Samba (Tzão de Velho) que é realizado uma vez por mês na Madre Deus. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e tem apoio financeiro da Ambev/Antarctica e é aberto ao público.

Para Boscotô, “São Luís Capital do Samba” tem sido palco para encontros de sambistas, compositores, instrumentista, intérpretes e amantes do samba no bairro da Madre Deus, disponibilizando ainda o espaço para os novos talentos em potencial como forma de incentivar o gosto e o apreço por esse gênero musical genuinamente brasileiro.

“Faremos uma programação que valorizará o samba maranhense e nacional. Se as tradicionais rodas de samba de rua tornam-se raras hoje em dia, nem por isso no universo da cultura popular a sua vertente desaparece. Pelo contrário, multiplicam-se os grupos de samba, o que trará o fortalecimento do ritmo”, constata Boscotô.

Mais

O Dia Nacional do Samba é celebrado em 2 de dezembro e foi instituído por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data em que ele visitou Salvador pela primeira vez.

Serviço

O quê

Madrilenus celebra Dia Nacional do Samba

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Largo do Caroçudo (Madre Deus)

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.