Votação

Conselho de Ética deve decidir hoje o futuro de Cunha

Parecer do relator Fausto Pinato será apreciado em sessão marcada para as 14h, na Câmara Federal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
(Eduardo Cunha)

Brasília - O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), afirmou ontem que a votação do parecer do relator, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), deve acontecer hoje, às 14 h. Pinato defende a continuidade da tramitação da representação, apresentada pelo Psol e pela Rede Sustentabilidade, contra o presidente da Câmara, Eduar­do Cunha, por suposta quebra de decoro parlamentar em depoimento à CPI da Petrobras.

Minutos antes, o deputado Wellington Roberto (PR-PB) apresentou ao Conselho de Ética um voto em separado no qual pede o arquivamento e o fim da continuidade do processo.

De acordo com Roberto, Cunha provou ter agido de boa-fé ao depor espontaneamente à CPI da Petrobras. O parlamentar recomendou a aplicação da penalidade de censura escrita pública ao presidente. “Não se pode reconhecer que o exercício da função de presidente da Câmara impunha a ele a responsabilidade das suas declarações, exigindo o compromisso com a sua exatidão”, afirmou Wellington Roberto em seu voto em separado.

Voto em separado
Araújo, porém, declarou que, em momento algum, o voto em separado será votado. Segundo ele, se o parecer de Pinato pela continuidade da investigação for derrotado, o conselho vai escolher, entre os que votaram contra o parecer de Pinato, um deputado para elaborar um parecer vencedor. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.