Mais cuidado

Caminhada chama atenção para o Centro Histórico

Evento, que trata da necessidade da conservação da região, foi realizado na tarde de ontem; outras acontecerão até o fim desta semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - Diversas pessoas participaram na tarde de ontem de uma caminha­da pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, chamando a atenção para a necessidade da conservação da região. Atualmente, os casarões, que atraem anualmente milhares de turistas do Brasil e de outros países, estão depredados. Além disso, várias vias da região são ocupadas por usuários de drogas e moradores de ruas.

A caminhada foi organizada pela Prefeitura de São Luís como parte do lançamento da campanha “Eu Amo o Centro Histórico”. A atividade teve início na recém-inaugurada Praça do Pescador, de onde os participantes saíram em caminhada pelas principais do centro histórico. No percurso, houve banda de música, a participação de pernas de pau e vários outros atrativos.

Ações
O ato também marcou o início das comemorações do Dia Municipal do Patrimônio Histórico (6 de dezembro). Durante o percurso de aproximadamente 30 minutos os participantes conversaram com outros moradores, convidando-os a integrarem a campanha nos próximos dias de atividades.

De hoje até o dia 4 de dezembro, as atividades do “Eu Amo o Centro Histórico” estarão pautadas em exposições, variadas oficinas (reciclagem,artesanato, de educação patrimonial, de fotografia, de sucata com a Rede Ami­ga da Criança), rodas de conversa com a comunidade, apresentações de danças, teatrais e culturais de cantores da terra e do Boi Pirilampo. As ações serão realizadas na Praça Nauro Machado e também na Rua Portugal.

Programação

Hoje

15h à 19h – Exposição Educativa sobre o Lixo no Centro Histórico, na Praça Nauro Machado
15h à 19h – Exposição Pop Up, na praça Nauro Machado
15h30 à 17h30 – Oficina de Fotografia no auditório da Setur
15h30 à 17h30 – Oficina de Educação Patrimonial, Oficina de Reciclagem (Semosp), Oficina de Reciclagem (Impur), Oficina de Artesanato para Crianças, todas na Praça Nauro Machado
17h30 à 18h30 – Apresentação dos Amigos da Dança, na Praça Nauro Machado
18h30 à 19h30 – Apresentação Cia de Teatro Histórias da Ilha, na Praça Nauro Machado
19h30 – Apresentação do Bloco Tradicional Os Feras, na Praça Nauro Machado

Amanhã

8h à 10h – Roda de Conversa com a Comunidade Público: Feira da Praia Grande. Local: Feira da Praia Grande
8h à 19h – Exposição Educativa sobre o Lixo no Centro Histórico. Praça Nauro Machado
15h30 à 18h30 – Pula-Pula, Distribuição de Pipoca, Algodão Doce e Água
15h à 17h – Roda de Conversa com a Comunidade. Público: Bares e Restaurantes da Praia Grande
15h30 à 17h – Apresentação Grupo Recrear É Viver – Peça Infantil sobre a importância do Patrimônio
Praça Nauro Machado
15h30 à 17h30 - Oficina de Sucata Rede Amiga da Criança, Praça Nauro Machado
15h30 à 17h30 – Oficina de Reciclagem, praça Nauro Machado
17h30 à 18h30 – Apresentação Grupo Rede Amiga, na Praça Nauro Machado
18h30 – Apresentação Cantor Local, na Praça Nauro Machado
19h30 - Apresentação do Boi Pirilampo, na Praça Nauro Machado

Dia 4

9h à 11h – Mesa Redonda: Patrimônio, Turismo e Sustentabilidade. Local: Auditório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.