Pesquisa

Tutoia e seus encantos em livro

Município maranhense é tema do livro “Nas Trilhas de Tutoia”, que será lançado hoje; obra foi elaborada por alunos de ensino médio de escola de São Luís

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Estudantes fizeram uma viagem ao munícípio de Tutoia
Estudantes fizeram uma viagem ao munícípio de Tutoia (alterna011215501H)

O município de Tutoia (456 km de São Luís), localizado no litoral oriental maranhense, na foz do Parnaíba, que limita o Maranhão com o Piauí e apresenta o maior delta em pleno mar das Américas foi objeto de estudo de alunos do Colégio Marista Araçagi. O resultado será apresentado hoje, às 20h, quando haverá o lançamento do livro “Nas trilhas de Tutoia”, na sede da escola.

Para fazer o livro, os alunos do Ensino Médio visitaram, entre os dias 4 e 7 de junho, a cidade para terem aulas in loco. Para tanto, contaram com a participação dos professores Pedro Neto (Geografia), Aníger Aranha (Química) e Antonio de Jesus (Biologia), além do orientador educacional João Fonseca.

O estudo aconteceu em diferentes lugares: dunas, lagoas, baías, ilhas e manguezais. Os mais de 30 alunos envolvidos nesse estudo realizaram um recenseamento com cerca de 100 famílias da cidade, a fim de levantar o perfil socioeconômico da população tutoiense.

O resultado da pesquisa domiciliar produziu nove gráficos sobre o perfil socioeconômico dos tutoienses, também publicados no livro “Nas Trilhas de Tutoia”, comentados pela equipe de produção. Num capítulo especial, foi feito um estudo sobre os manguezais que embelezam a orla do município.

Organização
Para a publicação, uma equipe formada por professores e alunos encarregou-se de organizar todo o material. De volta à escola, iniciaram o processo de análise das informações colhidas em campo: textos, fotografias, filmagens.

Em seguida, foi aberto um Concurso Literário, que premiou os cinco melhores poemas entre os mais de 20 apresentados ao concurso. O livro reúne ainda um acervo iconográfico com imagens do modo de vida dos habitantes dos municípios, das belezas naturais, vegetação, entre outros aspectos.

Assim, é possível encontrar na publicação informações sobre localização, história, o Delta das Américas, aspectos religiosos e culturais, turismo. E ainda a bandeira do município, seu brasão e hino.

Segundo o diretor do Colégio Marista Araçagi, Irmão Inácio Dantas, o projeto é uma contribuição valiosa para a implementação e aprofundamento da postura científica adotada pela escola desde a Educação Infantil. “Esperamos que a colheita seja profícua, para que possamos entregar à sociedade profissionais qualificados e sensíveis à questão ecológica”, destaca o diretor.

Serviço
O quê Lançamento do livro “Nas Trilhas de Tutoia” Onde Colégio Marista Araçagi Quando Hoje, às 20h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.