HOMENAGEM

Oito décadas de Woody Allen

Cineasta é homenageado em mostra especial no Cine Praia Grande; os filmes “A Rosa Púrpura do Cairo” e “Memórias” serão exibidos hoje e amanhã, respectivamente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h52
Woody Allen terá sua obra relembrada em mostra
Woody Allen terá sua obra relembrada em mostra (Woody Allen)

Ator, cineasta, roteirista, escritor, músico e comediante. Múltiplas facetas descrevem Woody Allen, um simpático nova-iorquino conhecido pelo bom humor e extensa produção de filmes fascinantes. Tanto que, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, já foi reconhecido com quatro troféus do Oscar. Hoje, ele completa 80 anos de idade e, para não deixar a data passar em branco, o Cine Praia Grande exibirá em mostra especial filmes que marcaram a carreira gloriosa do diretor.

A programação traz para hoje, a partir das 18h30, a exibição do filme “A Rosa Púrpura do Cairo”. A comédia foi lançada em 1986 e traz no elenco nomes do alto escalão de Hollywood, como Mia Farrow e Jeff Daniels. Amanhã, a partir das 17h30, o cinema exibirá “Memórias”.

Segundo Rafaelle Petrini, curador da mostra e diretor artístico do Cine Praia Grande, “rever esses filmes no cinema é uma experiência poderosa, como também uma chance que dificilmente o espectador maranhense terá novamente”. “São filmes menos vistos pelo grande público, que merecem uma, 10, 100 projeções!”, destacou.

“A Rosa Púrpura do Cairo” se passa durante a Grande Depressão dos Estados Unidos, momento em que uma garçonete é obrigada a sustentar o marido bêbado e desempregado. Para fugir dessa realidade, ela assiste várias vezes seus filmes prediletos. A partir dessa situação, um herói salta de dentro de um filme e lhe oferece uma nova oportunidade de vida.

Para Petrini, o filme é uma homenagem ao amor pelo cinema. “Chega quase a ser uma fábula romântica, uma homenagem ao cinema clássico dos anos 30, dos primeiros gêneros cinematográficos sonoros", descreveu.

Melhor

Já “Memórias”, para o curador da mostra, é um filme tão ambicioso que não foi entendido pelo público e foi um grande fracasso de bilheteria. A trama é considerada pelo próprio Allen um dos seus melhores trabalhos. Filmado em preto e branco, tem reminiscências de “8 ½”, de Federico Fellini.

Petrini relembra uma das cenas do filme que para ele, reflete muito sobre o amor e é uma das melhores do diretor. “O personagem interpretado pelo Woody evoca o momento de felicidade que deu um sentido em sua vida: sua ex-namorada, Dorrie (uma espetacular Charlotte Rampling), deitada no chão em um quarto luminoso, enquanto lê uma revista. Os olhos dela levantam e um sorriso desenha seus lábios, enquanto olha para Woody Allen. Enquanto isso, em uma vitrola toca ‘Stardust’, cantada por Louis Armstrong. E aí está: a felicidade, impalpável, que deve ser colhida rapidamente. Porque o disco acabará, o olhar de Charlotte irá para outro lugar e a cena chegará ao fim”, salientou Petrini.

Saiba mais

Sobre Woody Allen

O cineasta norte-americano Woody Allen carrega uma bagagem cinematográfica com mais de 40 filmes, como “Manhattan” (1979), “Bullets Over Broadway” (1994), “Match Point” (2005), “Meia-noite em Paris” (2011) e “Blue Jasmine” (2013). Foi indicado 23 vezes ao Oscar e ganhou quatro: três de Melhor Roteiro Original e um de Melhor Diretor (“Annie Hall”). Ele tem mais indicações ao Oscar de roteiro do que qualquer outro roteirista: são 16 indicações

Serviço

O quê

Mostra especial 80 anos de Woody Allen

Quando

Hoje, às 18h30, e amanhã, às 17h30

Onde

Cine Praia Grande

Ingressos

R$ 5,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.