Luta e dignidade

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), fez anúncio público, ontem, para informar a descoberta de uma nova lesão em seu intestino grosso, durante exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), fez anúncio público, ontem, para informar a descoberta de uma nova lesão em seu intestino grosso, durante exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Coutinho foi vítima de tumor no intestino em 2013, o que quase o afastou da disputa eleitoral de 2014. Recuperado, elegeu-se deputado estadual e presidente do Poder Legislativo.

Coutinho tem se destacado politicamente pela dignidade com que enfrenta a doença. E pela forma com que a torna pública, pouco usual entre homens de poder.

Médico por formação, o parlamentar nunca se negou a falar do assunto, informa sobre todas as suas ações em relação ao caso e assume todos os riscos do tratamento.

No início da noite de ontem, a Assembleia divulgou a nota abaixo, em que torna público o problema e aponta as possíveis soluções a serem implementadas pelos médicos:

“O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho, submeteu-se a exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), nos quais foi constatada uma nova lesão no intestino grosso.

A junta médica que o atende, coordenada pelo médico Paulo Hoff, pediu novosexames para decidir se adotará intervenção cirúrgica ou quimioterápica.

Humberto Coutinho encontra-se no hospital paulista acompanhado da sua esposa, Dra. Cleide Coutinho, dos filhos George e Geórgia e de familiares.

Assim que a junta médica decidir o procedimento adequado para o tratamento do deputado, serão dadas novas informações.

Carlos Alberto Ferreira

Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa”

Rearrumação

Os deputados da base do governo Flávio Dino na Assembleia devem se reunir com ele antes do fim do ano.

E vão pedir a mudança de liderança em todos os blocos e a divisão do maior bloco em bloquinhos menores, para facilitar a correlação de forças na Casa.

Para os deputados, a base precisa de líderes mais próximos do próprio Dino, o que não ocorreu com os blocos formados para o primeiro ano de mandato.

Cronologia

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputadoEdilázio Júnior (PV), que modifica a Lei Orgânica do TCE do Maranhão.

O projeto estabelece que o tribunal, ao apreciar a prestação de contas de prefeituras ou câmaras municipais, obedeça à ordem cronológica de processos para somente então proferir os acórdãos.

A medida, já expressa no novo Código de Processo Civil, evita, por exemplo, que um processo de 2013 seja julgado antes de um de 2003, pelo mesmo gabinete injustificadamente.

50 anos

O deputado federal Aluisio Mendes apresentou na Câmara Federal projeto de lei que aumenta de 30 para 50 anos o limite temporal de cumprimento de penas privativas de liberdade.

O limite atual foi instituído na década de 1940, lembra o parlamentar, quando a expectativa de vida da população era inferior a 50 anos.

A proposta de Aluisio deve provocar polêmica e intensa discussão na Casa. A ala que defende os “direitos humanos” deve tentar barrá-la.

Qual o problema?

O relatório da Polícia Federal sobre a operação “Sermão aos Peixes” cita O Estado e blogs como agentes da oposição maranhense.

E diz que esses veículos são responsáveis por desestabilizar o governo perante a opinião pública.

A missão de O Estado não é desestabilizar quem quer seja, mas informar e prestar serviço a seus leitores sobre fatos relevantes, sejam estes políticos ou de qualquer outra área.

Sai, não sai

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) quer que todos os seus auxiliares que vão disputar as eleições de 2016 deixem os postos em dezembro.

Ele quer ter tempo para mudar todos os secretários-candidatos sem ter solução de continuidade que venha a atrapalhar suas ações em ano eleitoral.

Mas alguns titulares de pasta entendem que será mais produtivo - tanto do ponto de vista político quanto eleitoral - ficar até abril.

Pedalada I

A bancada de oposição insiste em requerer da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa as gravações em vídeo e áudio da sessão de quarta-feira (25).

Na sessão foi aprovado o Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado.

Para o deputado AdrianoSarney (PV), é preciso ter certeza de que a matéria aprovada teve quórum, para não se incorrer no risco de ter havido uma “pedalada” no regimento.

Pedalada II

A bancada de oposição insiste que não havia quórum na sessão.

Já a liderança do governo afirma ser o assunto uma página virada, ou seja, “matéria vencida”.

Se ficar comprovado, pela gravação em vídeo da Assembleia que houve “pedalada regimental”, a oposição pode ingressar na Justiça com um mandado de segurança para anular a votação.

E Mais

A secretária municipal de Saúde Helena Duailibe ainda não conseguiu explicar por que o Centro de Vigilância de Zoonoses continua fechado para atendimento.

O deputado César Pires tem se firmado como responsável pelos setores de mídia e divulgação da Assembleia Legislativa.

Grupos de cultura popular reclamam que até hoje não receberam pagamento por apresentações no Projeto Mais Cultura e Turismo, promovido em julho pela Secretaria de Cultura do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.