Hollande e Obama

Hollande e Obama dizem que vão intensificar ataques contra EI

França quer fechamento de fronteira turca para terroristas não avançarem; ollande se reunirá nos próximos dias com Angela Merkel e Vladimir Putin

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(O presidente dos EUA, Barack Obama, recebeu ontem o presidente francês, François Hollande, na Casa Branca)

Washington - O presidente da França, François Hollande, se reuniu ontem na Casa Branca com Barack Obama para buscar apoio em sua guerra declarada contra o grupo radical Estado Islâmico (EI) após os atentados em Paris no dia 13. Nos ataques morreram 130 pessoas e outras 350 ficaram feridas.

Ao final do encontro, Obama e Hollande deram uma coletiva de imprensa em que declararam que os dois países estão unidos contra o grupo radical islâmico e que irão intensificar os ataques aéreos a territórios dominados pelo Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

"Decidimos intensificar nossos ataques na Síria e no Iraque, aumentar sua dimensão, e reforçar as trocas em matéria de inteligência sobre nossos objetivos. A prioridade é recuperar pontos chave ocupados pelo EI na Síria", afirmou Hollande ao lado de Obama.

Tropas
O presidente francês disse ainda que não colocará tropas em solo para combater o grupo extremista. No entanto, Obama e Hollande afirmaram estar dispostos a apoiar os grupos que combatem o Estado Islâmico em terra.

Segundo Hollande, ele e Obama concordam que é importante fechar as fronteiras da Turquia para evitar que extremistas cheguem à Europa.

Obama afirmou que os cidadão americanos "não serão aterrorizados" e que parte da estratégia para vencer os grupos radicais como o EI é "defender direitos e liberdades".

A visita de Hollande à capital americana faz parte de um enorme esforço diplomático que incluirá nos próximos dias um encontro com a chanceler alemã Angela Merkel, com o presidente russo Vladimir Putin e com o chefe de Estado chinês, Xi Jinping.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.