Música

Orquestra de Violões da EMEM participará de recital hoje

Músicos se preparam para participar do VIII Simpósio Acadêmico de Violões da Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(orquestra de violões)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira, 24, haverá o Recital de Alunos de Violão da Escola de Música do Estado do Maranhão, que começa a partir das 18h30, na sede da própria instituição, na Rua da Estrela, Centro Histórico. A Orquestra de Violões da EMEM fará a abertura e o encerramento do evento. Os músicos estão se preparando para participar do VIII Simpósio Acadêmico de Violões da Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (Embap/Unespar).

O Simpósio ocorrerá de 6 a 12 de dezembro, porém o grupo ainda não conseguiu todas as passagens para participar do evento e tem feito eventos para angariar fundos. O grupo conseguiu apoio da Secretaria de Cultura do Estado (SECMA), mas ainda faltam passagens para três integrantes do grupo.

Em seu repertório, a Orquestra de Violões da EMEM possui obras renascentistas, barrocas, clássicas e até músicas populares e folclóricas. Seu repertório conta com músicas de compositores como Johann Sebastian Bach e Heitor Villa-Lobos, mas também prestigia Zeca Baleiro e Astor Piazzolla.

A Orquestra foi responsável pela trilha sonora do filme A Alma da Cigana, do cineasta maranhense Leandro Guterres. A música foi composta por um dos integrantes da Orquestra, Daniel Falcão Bertholdo, e fará parte do CD que o grupo gravará no próximo ano.

O grupo tem se apresentado ininterruptamente na capital desde a sua formação e participou do primeiro CD da Escola de Música do Estado do Maranhão. A orquestra é considerada uma das melhores representações da música de câmara para violão do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.