Estado maior

Desafios à frente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Maranhão, para o triênio 2016-2018, o advogado Thiago Diaz tem enormes desafios pela frente.
Com a missão de defender os interesses da advocacia, ele terá de trabalhar pela valorização e unidade da classe e resgatar, junto ao Poder Judiciário, a importância dos advogados para a administração da Justiça que a classe tanto sustenta ter perdido nos últimos anos.
Para se ter uma ideia da insatisfação da classe, os advogados reclamam da proibição de transitarem no interior das varas judiciais, reclamam também de serem submetidos à revista policial na entrada dos fóruns, apontam o não atendimento, no turno vespertino, na Justiça do Trabalho, o despejo da seccional de Pinheiro por falta de pagamento de aluguel, sucateamento de prédio no Centro Histórico e abandono das salas especiais nos fóruns do estado.
Thiago Diaz recebeu apoio expressivo de jovens advogados que atuam no mercado e de ala que já atuava em dissidência da atual administração.
Ao vencer o pleito, Diaz prometeu fazer uma administração transparente e que busque a revalorização dos colegas.
Terá de pesar na balança, para isso, a relação - em determinados aspectos até abalada -, com o Poder Judiciário.
Um caminho longo e até complexo, mas possível de ser trilhado.

Unidade
O advogado Thiago Diaz, eleito presidente da OAB na última sexta-feira, escreveu mensagem de agradecimento em seu perfil em rede social, no fim de semana, e pregou a unidade na Ordem.
A mensagem, além de alcançar apoiadores e eleitores, foi direcionada a todos os advogados do estado.
- A eleição passou e todos continuaremos a ser colegas dos corredores, fóruns, juizados, etc. [...] antes de “lado político” ou de candidaturas, somos, e continuaremos todos a ser advogados -, finalizou.

Diminuiu
A Assembleia Legislativa aprovou na última quinta-feira Medida Provisória que autoriza a realização de concurso para professor da rede estadual.
O concurso, contudo, destina-se apenas ao preenchimento de 1.500 vagas para o cargo, diferentemente do que previa proposta deixada pela ex-governadora Roseana Sarney com orçamento disponível, para 3 mil vagas.
Wellington do Curso chegou a cobrar em viárias oportunidades a correção do texto e abertura das 3 mil vagas antes propostas, mas não houve ressonância no Palácio dos Leões.

Reação
O presidente da OAB, Mario Macieira, não gostou nem um pouco dos áudios de sua autoria que circularam em grupos de WhatsApp e vazaram na internet.
- Tudo que falo ou escrevo nos grupos é vazado para blogueiros. Estou saindo de todos. Abraços. Quem quiser falar comigo sabe o meu número, disse.
Foi o que postou no grupo “Todos por Valéria”, que tinha por objetivo organizar a mobilização de campanha para o pleito da OAB.

Mimimi
Antes de sair dos grupos, Macieira havia reclamado, em mensagem de voz gravada, de colegas advogados que não haviam feito campanha para Valéria Lauande.
O comentário do presidente da Ordem ocorreu logo após a apuração dos votos que confirmou a vitória do oposicionista Thiago Diaz.
- Muito pouca gente da chapa fez campanha. Agora fica nesse mimimi [sic] de gente chorando. Se tivessem feito campanha a gente não tinha perdido a eleição -, disse.

Ainda dói
A reação de Mário Macieira e de tantos outros membros da cúpula da OAB no estado só atesta que foi duro o golpe da derrota na eleição.
A chapa da situação acreditava na vitória, tanto que após a apuração dos votos o que se percebia era um “ar de espanto” entre os mais próximos da atual gestão.
A derrota, que alcança também o Palácio dos Leões, ainda não foi assimilada.

Última cartada?
A proposta do deputado federal Pedro Fernandes (PTB) para que todos os parlamentares da bancada maranhense pressionem Dilma Rousseff (PTB) parece ser a última cartada para que seja efetivada a conclusão das obras na BR-135.
A obra começou em setembro de 2012, era para ter sido concluída em setembro de 2014, mas se arrasta até hoje.
Depois de tanto cobrar, ouvir promessas e garantias, e se deparar com a paralisação dos serviços, a classe política maranhense tenta agora o contra-ataque. Vai dar certo?

Surpreender
O ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal Gastão Vieira (PROS) prometeu surpreender nas eleições para prefeito de São Luís em 2016.
Ele não garantiu que se lançará candidato na disputa, mas deixou claro que o partido participará diretamente do pleito.
- O PROS segue firme rumos às eleições e 2016. Estamos em 90% dos municípios com candidatos a prefeito, vice e vereadores. São Luís, vamos surpreender - disse.

Emais:

A vereadora Rose Sales (PV) continua firme articulando pela disputa para a Prefeitura de São Luís.

Aliados do governador Flávio Dino tentam minimizar a derrota de Valéria Lauande e de todo o grupo político na OAB.

A deputada federal Eliziane Gama manteve o pedido de afastamento do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.