Celebração

Dia da Consciência Negra é lembrado com ações na capital

Oficinas, mostra de filmes, desfile de penteados afro e ato público foram atividades realizadas ontem no Centro Histórico para marcar a data

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

O Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) foi celebrado em São Luís com uma programação especial voltada à cultura afro-brasileira. Oficinas de beleza, atividades culturais e outras ações marcaram a data na capital maranhense, no Centro Histórico.

De acordo com a Fundação Cultural Palmares, que integra o Ministério da Cultura (FCP/MinC), o Maranhão é o segundo estado com maior número de quilombolas e onde mais da metade da população é negra. Com dados dessa importância, a capital do estado não poderia ter comemorações simplórias pela data. Por isso, o projeto Pedra Rara promoveu uma série de atividades voltadas para a cultura afro-brasileira.

Oficinas - Durante todo o dia foram oferecidas oficinas de tranças, de turbantes, de maquiagem para pele negra, entre outras ações com profissionais especializados, atividades que tinham como proposta ressaltar e valorizar a beleza das raízes afro.

Além disso, a data também foi comemorada com duelos de rimas e mostras de filmes com temas relacionados à cultura afro-brasileira. Ao fim da tarde, foi realizado ato público na Praça Nauro Machado, na Praia Grande e promovida edição especial do Programa Mais Cultura e Turismo. À noite, aconteceu um desfile de penteados para cabelos crespos e cacheados e um cortejo pelas ruas do Centro Histórico.

De acordo com a cabeleireira Lika Guterres, idealizadora do projeto, a proposta do dia de comemorações é chamar a atenção da sociedade para as raízes das pessoas afro-brasileiras, por meio de atividades.

Mais - O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003 e instituído em 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em algumas localidades do Brasil. A data faz referência ao dia da morte de "Zumbi dos Palmares", o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, em 1695.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.