20 de novembro

Data para festejar

O show “Terra de Encantaria” e a IV Feira Acadêmica da Consciência Negra, que ocorrem hoje, celebram o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Gisele Padilha)

Há mais de três séculos morria Zumbi dos Palmares, liderança mais conhecida do chamado “Quilombo dos Palmares”, na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão fizeram com que a data da morte desse líder fosse escolhida para representar o Dia da Consciência Negra, a ser comemorado amanhã, em todo o Brasil. Em São Luís, as homenagens acontecem hoje, com o show “Terra de Encantaria”, às 20h, no Anfiteatro Beto Biittencourt (Praia Grande), e a programação da IV Feira Acadêmica da Consciência Negra, que se prolongará até amanhã, das 7h30 às 12h, na Faculdade Estácio (Centro).

O show “Terra de Encantaria” será, na verdade, uma saudação aos caboclos e encantados das religiões de matriz africana. Participarão Alessandra Loba, Andrea Frazão, Gisele Padilha, Heriverto Nunes, Marco Duailibe, Maria Vitoria, Mauro César e Hugo Machado, sob a batuta do músico Erivaldo Gomes. Cada artista vai entoar doutrinas de uma família de encantados.

Todas as músicas foram escolhidas pelo Pai de Santo Wender Lorêdo, do terreiro Ylê Ashé Oba Yzoo Ayzam. Os cantores farão homenagens a entidades como Cravo Roxo, Mariana, Tupinambá, Rei Sebastião, Rei Bandeira, Légua, Rosa Menina, Menina da Ponta da Areia, João de Una, Manezinho, entre tantas. “Esta será a nossa homenagem a essa data tão importante para o movimento negro em todo o Brasil”, enfatizou Raydenisson Sá, produtor do show.

Pai Euclides – Já o Instituto Officina Affro promoverá palestras, oficinas, exposição, desfile, painel, apresentação de dança e de percussão, hoje e amanhã. Segundo o mestre Zumbi Bahia, será homenageado o babalorixá Pai Euclides, da casa Fanti Ashanti, já falecido. “Ele foi um dos palestrantes na programação do ano passado, mas nem chegou a receber o certificado, o que faremos nessa oportunidade, pois convidamos alguns parentes dele, inclusive filhos de santo”, antecipou Bahia.

Além disso, haverá desfile de roupas afro, mesa redonda com debates, questionamentos e reflexões, exposição com utensílios afro-brasileiros, manequins com roupas de orixás, roupas de espetáculos e painel sobre doenças que atingem os negros, com a participação de um acadêmico do curso de Enfermagem da Estácio, a partir de uma pesquisa sobre esse tema. “Convidamos ainda intérpretes para que a música faça parte da programação, além de declamação de poesias”, antecipou Zumbi Bahia.

Na sexta-feira, haverá jogos e brincadeiras de origem africana, como do Quênia, Moçambique e Zimbabuê, em uma das oficinas, além de oficinas de zumba, capoeira, dança de salão e de beleza negra.

Serviço

O quê

Show “Terra de Encantaria” e IV Feira Acadêmica da Consciência Negra

Quando

Hoje e amanhã

Onde

Anfiteatro Beto Bittencourt e Faculdade Estácio

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.