Áustria

Áustria construirá barreira em sua fronteira com Eslovênia

Barreira terá extensão de 3,7 km e servirá para controlar migrantes; objetivo é demarcar claramente fronteira, e não fechamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Austrália - O governo austríaco anunciou nesta sexta-feira vai vai construir uma barreira de 3,7 km de extensão em sua fronteira com a Eslovêniapara reforçar o controle da passagem de migrantes. "Será uma barreira que marcará claramente a fronteira e não um fechamento", declarou o ministro social-democrata (SPÖ) Josef Ostermayer.

A ministra do Interior, Johanna Mikl-Leitner, afirmou que a UE foi informada desta medida, inédita entre dois países da zona Schengen de livre circulação.

A Eslovênia começou a erguer uma cerca de arame farpado em partes de sua divisa com a Croácia na quarta-feira, dizendo que pretende controlar melhor a chegada de imigrantes em seu território, que teve início pouco depois de a Hungria montar cercas em sua fronteira sul para deter as multidões a pé.

Medidas

Em uma entrevista coletiva com outros membros do gabinete e funcionários de primeiro escalão, a ministra do Interior austríaca, Johanna Mikl-Leitner, anunciou uma série de medidas que serão postas em prática perto da passagem de fronteira de Spielfeld em coordenação com a Eslovênia.

Entre elas está um “corredor de segurança” cercado em território esloveno e um reforço nas patrulhas de forças de segurança eslovenas nos arredores dessa área, disse.

A Áustria também fará preparativos que lhe permitirão construir uma cerca ao longo de um trecho de 25 quilômetros da fronteira dentro de um prazo de 48 horas se necessário, declarou a ministra. Uma autoridade disse que isso envolveria contêineres com arame farpado prontos para transporte.

Na quinta-feira, líderes da União Europeia concordaram em convidar o presidente da Turquia para uma cúpula próxima para pedir seu auxílio na contenção da onda caótica de imigrantes no bloco a partir do território turco, o que ameaça a unidade da Europa e seu sistema de fronteiras abertas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.