Bandeira Verde

“Ainda estamos vivos!”

“Ainda estamos vivos!”

Ney Farias Cardoso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

É o que o torcedor do Vasco deve estar repetindo a Deus e o mundo, a essa altura dos acontecimentos. Tudo por causa da surpreendente vitória sobre o Palmeiras – na arena do Porco, cujo gramado foi recentemente castigado por um desses megaeventos organizados justamente para pagar o novo estádio.

Isso é problema do Verdão. Um dos problemas, na verdade. O outro é a falta de atitude. Falta de “sangue nos olhos”. Ontem, ele atuou muito parecido com o São Paulo. A equipe do Morumbi tem peças valiosíssimas, craques de renome internacional – como Alexandre Pato, por exemplo -, mas quando esses grandes jogadores não estão a fim a derrota é certa.

Atitude que sobrou no Vasco. Confesso que ao ver a escalação do time antes da partida, com uma formação sem o homem de referência na grande área e contando com Riascos à frente do pelotão, imaginei que o Palmeiras teria uma presa fácil à disposição. Uma avaliação que se mostrou equivocada depois dos noventa minutos. Ainda bem.

O que vi na partida foi um Vasco que não estava disposto a voltar a cometer os erros apresentados no duelo com o Fluminense. Que perdeu no sábado, numa partida memorável da Chapecoense. O futebol de vez em quando é um negócio que você não consegue explicar.

Todo mundo jogou bem. Em especial a retaguarda. Do ponto de vista defensivo, os vascaínos foram perfeitos. Rodrigo, então, foi um gigante. Não dava um chutão. E também assistimos a uma rara excelente atuação de Andrezinho, seguro no seu papel de desafogar os zagueiros da pressão palmeirense e, eventualmente, armar contra-ataques que só não funcionaram efetivamente em razão dos homens da dianteira se precipitarem na hora de matar a partida e assegurar a vitória com um placar mais elástico – o que não seria nenhum exagero.

Acredito que o Z-4 vai se resolver na última rodada. Os quatro últimos estão na disputa ponto a ponto. Vitória a vitória. Dia 19 ainda tem o Corinthians pela frente, que sem dúvida alguma será armado com força total pelo campeoníssimo Tite, a fim de assegurar na rodada que vem o título. Vai ser um baita jogo. Um querendo ser campeão, o outro desejando permanecer na elite. Para evitar mais um vergonhoso rebaixamento.

É claro que o torcedor do Vasco não está satisfeito. Ele queria ver seu time lá em cima, brigando pelas vagas para a Libertadores. E não para voltar a jogar com o Sampaio no Castelão, em 2016.

Ah, vocês acham que a Bolívia ainda tem chances de se classificar para a Primeira Divisão? Coitados...

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.