Prevenção

‘Útero é vida’ atende mulheres em municípios

Centenas de trabalhadoras rurais participaram do programa do Senar se submetendo ao exame papanicolau

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Equipe de atendimento à mulheres da comunidade Caiçara em Araioses)

Cerca de 500 mulheres de diversos municípios maranhenses participaram no mês passado do programa ‘Útero é vida’ do Senar ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A ação foi intensificada com a realização da campanha nacional Outubro Rosa, cujo objetivo foi promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, como também de diversas outras manifestações da doença.

Com isso, o Senar e algumas prefeituras parceiras intensificaram a realização do programa ‘Útero é Vida’, considerando que grande parte da população feminina rural nunca teve acesso ao exame.

De acordo com estudos recentes sobre o assunto, o câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por isso, a preocupação do Senar de levar esta ação de saúde a um número cada vez maior de localidades.

Mulheres - Para a coordenadora dos cursos de Formação Profissional Rural, (FPR) e de Promoção Social, (PS), do Senar, Yolanda Gomes, o maior número de mulheres com vida sexualmente ativa examinadas no período foi registrado no município de Monção, (120), Urbano Santos, (118), Araioses, (66), Nova Iorque, (60) e Loreto, (55).

As edições do programa nos referidos municípios foram acompanhadas por outras importantes atividades, tais como corte de cabelo, limpeza de pele, palestras, consultas médicas, vacinação, aplicação de teste de glicemia, entrega do kit de higiene e limpeza, (xampu, condicionador, creme de pentear e sabonete), e em alguns casos, aplicação de flúor aos filhos das mães atendidas.

“Os cuidados e a atenção dedicados à mulher produtora rural, aliados à informações passadas em palestras, tiveram como objetivo assegurar a autoestima delas, tendo em vista que muitas mulheres nunca consultaram um médico ou se submeteram ao exame papanicolau, essencial para a detecção da doença”, destacou a coordenadora.

Mais - Este mês, o programa ‘Útero é Vida’ será levado para municípios de Rosário, Icatu e São Vicente de Férrer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.