Segurança

Estudantes da Alemanha fazem caminhada pela paz

Em manifestação pacífica, cinco escolas do bairro reclamam por mais segurança em determinados horários, para coibir ação de criminosos; alunos têm sido alvo de bandidos com muita frequência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Alunos e professores de cinco escolas da Alemanha fizeram uma caminhada pela paz no bairro para pedir mais segurança na comunidade. Casos de violência acontecem com frequência no bairro, e até os estudantes têm sido vítimas. Alguns tiveram mochilas e tênis levados em assalto por não terem telefone celular ou dinheiro para entregar aos bandidos.

O grupo caminhou pelas principais vias do bairro com faixas, cartazes e bandeiras brancas para chamar a atenção e pedir o apoio dos moradores para a causa. Participaram da manifestação o Centro Educacional Wamberto Campos, Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, Unidade Escolar Estado de Alagoas, União de Moradores da Alemanha e unidades de educação básica Moranguinho e Senador Miguel Lins.

Segundo a diretora do Centro Educacional Wamberto Campos, Jucylene Campos, o ato foi um clamor diante da insegurança no entorno dos colégios. Somente nessa instituição, são quase 250 alunos de pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, e muitos já foram vítimas de assaltos nas proximidades da escola.

A própria gestora elaborou a proposta da caminhada e convidou as demais escolas para a manifestação pacífica. “Hoje [ontem], estamos fazendo uma caminhada pedindo paz na comunidade, porque os nossos alunos se tornaram vítimas constantes de assalto. Os bandidos levam celular, bolsa, tênis, e não estamos mais aguentando. Está tendo evasão nas escolas por causa do medo de assaltos. Sensibilizada com isso, convidei as escolas para tentar encontrar uma solução”, disse Jucylene Campos.

Ainda de acordo com ela, já foi solicitado junto à Secretaria de Segurança Pública o reforço no policiamento, pedido que foi atendido. Mas a insegurança persiste. “Às 6h e no horário de meio-dia, entrada e saída da escola, tem assalto direto. As crian­ças estão praticamente sendo obrigadas a ficar dentro de casa por não poderem mais ir à escola porque podem ser assaltadas. Isso não pode continuar”, afirmou.

Apesar do policiamento, assaltos ainda são uma realidade na região. Prova disso, de acordo com Janilde Silva de Aquino, gestora da UI Estado de Alagoas, é que mais um assalto foi registrado em frente à escola na manhã de ontem, pouco antes da manifestação.

Relembre - Estudantes, professores e pais de alunos de 16 escolas públicas estaduais e municipais da área da Cidade Operária e Cidade Olímpica se reuniram no dia 3 de outubro em um ato pela paz e contra a violência nas escolas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.