Dica

Como fazer arroz com 50% menos calorias

Método é simples e consiste na redução do amido do produto, o que traz benefícios à saúde, como a prevenção à diabetes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Arroz é comum na culinária
Arroz é comum na culinária (Arroz)

RIO DE JANEIRO - Ele é um item indispensável no prato do brasileiro e, talvez, seja um dos alimentos mais onipresente na culinária de todo o mundo. Na Ásia, onde estima-se que seja consumido 90% da produção mundial, os grãos fazem parte de quase todas as refeições.

O arroz é popular porque combina bem com vários alimentos e é relativamente barato. Mas, o branco, em particular, tem sido associado a um maior risco de diabetes. Um copo do grão cozido traz consigo cerca de 200 calorias, a maior parte na forma de amido, que se transforma em açúcar, e, muitas vezes, gordura corporal. Mas como deixá-lo mais saudável?

"Depois de ferver a água, antes de colocar os grãos, adicione óleo de coco - na quantidade de cerca de 3% do peso do arroz que você vai cozinhar", explicou Sudhair James. "Depois que ele ficar pronto, deixe esfriar na geladeira por 12 horas. É isso", completa.

Amido

Pushparajah Thavarajah, o professor que está supervisionando a pesquisa, explica que a queda nas calorias está na redução do amido digestível que acontece quando o arroz é cozido no vapor.

James e Thavarajva testaram oito diferentes em 38 tipos diferentes de arroz encontrados no Sri Lanka. O óleo de coco (amplamente utilizado no Sri Lanka e que está virando moda no Brasil por conta das dietas) interage com o amido do arroz e altera sua arquitetura. "O resultado é uma porção saudável, mesmo quando você volta a aquecê-lo", afirma James, lembrando que os resultados variam dependendo do tipo de arroz usado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.