Festejo católico

Começa neste domingo na capital Festejo da Conceição

Programação começará com show do padre Antônio Cardoso, na igreja católica do Monte Castelo

O Estado Online com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Do dia 9 até 27 de novembro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição visitará órgãos públicos, escolas e paróquias da Arquidiocese de São Luís
Do dia 9 até 27 de novembro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição visitará órgãos públicos, escolas e paróquias da Arquidiocese de São Luís (Festejo da Conceição )

SÃO LUÍS – Neste domingo (8) começa o Festejo da Conceição 2015, com o tema “Maria, mãe da misericórdia”. Serão 30 dias de atividades religiosas, encerrando no dia 8 de dezembro, data em que a Igreja Católica iniciará o Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco. A novidade para a abertura do festejo deste ano é o show do padre Antônio Cardoso, que acontecerá às 19h30, logo após a missa de acolhida da Romaria das Comunidades, no largo do Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo.

O padre cantor nasceu na Bahia e tem um repertório com influências, principalmente, do padre Zezinho. Em 26 anos de carreira, ele já lançou 13 álbuns, compostos por canções que abordam a fé, as relações familiares e a luta do povo brasileiro – inspiradas na própria trajetória de nordestino que migrou para São Paulo. As músicas são, para o padre Antônio, uma maneira de evangelizar.

O show fechará o primeiro dia da programação, que vai iniciar com uma missa às 7h, seguida de outras celebrações eucarísticas às 9h e 12h. Mais tarde, às 17h, devotos das sete comunidades que formam o Santuário Nossa Senhora da Conceição irão se encontrar na Praça das Patativas, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, para a 11ª Romaria das Comunidades.

Do dia 9 até 27 de novembro, a imagem de Nossa Senhora da Conceição visitará órgãos públicos, escolas e paróquias da Arquidiocese de São Luís. Nesse período, os missionários farão novenas nas famílias, com as capelinhas da Conceição. O dia 14 de novembro, a partir das 17h30, será dedicado ao Encontro da Juventude com Maria (EJM) e às 4ª Romaria da Juventude com Maria.

A programação segue com a 12ª Romaria da Conceição, no dia 22 de novembro, quando fieis caminham com as capelinhas que visitaram as famílias. A concentração será às 17h, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias. No dia 28 de novembro, ocorrerá a 6ª Carreata da Conceição, saindo do Santuário às 17h. De 29 de novembro a 7 de dezembro, acontecerá a novena da Conceição, com reza do terço, ladainha e missas diárias. As duas últimas celebrações do dia, às 17h e às 19h, são realizadas na área externa da Igreja.

Dia da Conceição

No dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à santa. Ao longo de todo o dia, serão celebradas sete missas, além de batizados e reza do terço. O grande encerramento acontecerá com missa solene na Praça Maria Aragão, às 17h30, seguida de procissão até o Monte Castelo. Em 2014, cerca de 150 mil pessoas participaram da missa solene do Festejo da Conceição, que acontece na capital maranhense há mais de 200 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.