Disciplinamento

Ambulantes serão retirados das calçadas da Rua Grande

Retirada deles acontecerá durante o mês de dezembro, tendo em vista o aumento do fluxo de pessoas na via por causa das compras de fim de ano. Antes, será feito um trabalho de conscientização dessas pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Ambulantes que estão ocupando as calçadas de lojas na Rua Grande, principal polo comercial de São Luís, serão retirados a partir da primeira semana do mês de dezembro. A ação visa disciplinar o comércio na região, tendo em vista o aumento do fluxo de pessoas na região, motivadas pelas compras de fim de ano.

A ação será desenvolvida pela Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e terá o apoio da Polícia Militar (PM). De acordo com o levantamento inicial feito pelo órgão, cerca de 130 comerciantes estão ocupando de forma ilegal as calçadas da Rua Grande, comprometendo o tráfego das pessoas.

Basta chegar a entrada da Rua Grande para constatar o caos provocado pela falta de organização dos camelôs ao longo do espaço. Alguns montam suas barracas nas calçadas das lojas para venderem seus produtos. Outros colocam apenas uma lona no chão e expõem as mercadorias.

Conscientização - De acordo com Antônio Duarte Farias Neto, diretor da Blitz Urbana, durante o mês de novembro será feito trabalho de conscientização dos camelôs, de que não é permitida a permanência deles na Rua Grande.

Caso eles insistam em permanecer, serão retirados e os seus objetos serão apreendidos.
“Os vendedores ambulantes que estão dentro da Rua Grande serão deslocados para outros locais a partir de dezembro. Estamos fazendo um trabalho de conscientização agora, para depois fazer a execução.

Eles não podem ficar no local, até porque não tem espaço. Alguns também estão em situação irregular”, disse o diretor da Blitz Urbana.

Ele afirmou também que a quantidade de fiscais na região será redobrada para atuar no disciplinamento do comercio informal. Além disso, em outras vias do centro comercial da cidade, como as ruas da Paz e de Santana, serão feitas intervenções com o propósito de retirar ambulantes que estejam ocupando calçadas e impedindo a passagem das pessoas.

NÚMEROS
​130 é a quantidade
aproximada de vendedores que serão retirados das calçadas das lojas da Rua Grande

SAIBA MAIS
Venda produtos na rua -
No ano passado, a Prefeitura de São Luís chegou a anunciar uma série de ações para disciplinar o comércio informal da Rua Grande. À época, o Município informou que faria a retirada dos vendedores ambulantes das calçadas da principal via do comércio da cidade, até o fim de novembro de 2014, e a realocação dos camelôs nas transversais, com bancas padronizadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.