DANÇA

Espetáculos marcam segundo dia da Semana de Dança

Oficinas e Mostra Competitiva de Solos e Duos completam programação, que se estende nos espaços do Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazaré, Guest House, Casa do Maranhão e Escola Ballet Olinda Saul

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Semana de Dança)

Espetáculos, oficinas e mostra competitiva de solos e duos marcarão o segundo dia da na IX Semana Maranhense de Dança, que acontece hoje nos espaços do Teatro Arthur Azevedo, Teatro Alcione Nazaré, Guest House, Casa do Maranhão e Escola Ballet Olinda Saul. Entre as montagens teatrais, destaque para “Sintética Idêntica ao Natural”, com o bailarino Eriverto Viana, “Núpcias”, do Núcleo Atmosfera e “Expiação”, da Pulsar Cia de Dança.

A programação será iniciada às 16h, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande). Por lá será realizado uma mostra de trechos de espetáculos com apresentação de 21 coreografias em gêneros variados que passam pela dança contemporânea, de rua, moderno, do ventre, clássico, jazz até a zumba. Esse é o projeto “Arte Educação”, que levará alunos de escolas públicas e particulares para o teatro em busca do conhecimento por meio do entretenimento.

Ainda no Teatro Alcione Nazaré, às 18h, acontecerá a Mostra Competitiva de Solos e Duos que trará 29 coreografias apresentadas por Junior Style e Paula Barros; André Bandeira; Academia de Artes Gracielle Costa; Espaço Dança Myriam Marques; Vanessa Sodré; Grupo de Dança Família Cultura de Rua; Outsiders Fam; Ballet Olinda Saul; Viviane Pereira; Thalyta Sousa; Maycon Bryan; Matheus Mateyc e Mathenay; Nayara Machado; Larissa Carvalho e Rhawann Moraes; Thales Dutra; Neilson Santiago Luz; Calina Marques; Yury Almeida; The Club Moviment; The Club Moviment; Centro de Movimento Soraya Lira; Junior Style; Isabella Sousa e André Silva.

Na Guest House (praia Grande), às 18h, Erivelto Viana apresenta a performance “Sintética Idêntica ao Natural”. Nele, a personagem Cintia Sapequara é uma mulher sintética e idêntica ao natural que se tornou figura celebre e ilustre em São Luís do Maranhão depois de interpretar a vilã da peça “Uma linda quase mulher”. Com mais de 13 anos de sucesso nos palcos, nas ruas e em veículos de comunicação, a diva maranhense agora mostra outras faces em um espetáculo-situação que borra as fronteiras entre natural a artificial, real e virtual, orgânico e inorgânico, sujeito e objeto, carne e espuma.

Na Casa do Maranhão (Praia Grande), às 19h, o grupo Núcleo Atmosfera (MA) apresenta a performance “Núpcias”. Com 40 minutos de duração uma concepção e direção de Leônidas Portella, conta no elenco com as atrizes Claudia Cabral, Marinildes Brito e Rosa Ewerton Jara. O trabalho dirigido ao público maior de 18 anos, contém cenas de nudez, sendo proibido fotografar.

As intérpretes se encontram num espaço de inversão, num jogo de ações, desencontros, confrontos, acentuando suas diferentes expressões e experiências de vida, fragmentando o tempo, o espaço, o corpo, o feminino e a própria arte tornando-a uma obra única e efêmera.

Encerrando o dia de apresentações, a Pulsar Cia de Dança chega às 20h no Teatro Arthur Azevedo (Centro). Lá, a companhia fará o espetáculo “Expiação”. Com 50 minutos de duração e indicado para público acima de 14 anos, a peça foi inspirada em bilhetes suicidas verídicos e é um diálogo corporal continuo, sem preconceitos ou renúncias, sem questionamentos ou afirmações, apenas movimentos como relatos de historias que ora se distorcem e ora sem completam, se contradizendo em sentimentos antagônicos e inquestionáveis.

Oficinas - Simultaneamente a apresentação dos espetáculos, a na IX Semana Maranhense de Dança também está realizando oficinas formativas entre o São de Dança do Teatro Arthur Azevedo, na Escola de Dança Olinda Saul e na Casa do Maranhão.

No primeiro acontece as oficinas de Ballet Clássico 1 para iniciante, com a professora Luzia Aureliano, no horário das 13h às 15h e das 15h às 17h, Ballet Clássico 2 para nível de conhecimento intermediário e avançado, orientada pela professora Débora Buhatem; No Salão Versátil, a oficina Corpo Brincante – Instrumento de Criação 3, para alunos de nível intermediário, com Urias de Oliveira, das 13h às 15h.

Já na Escola de Dança Olinda Saul, o espaço cede vez para o curso de Jazz 1 para iniciante das 15h às 17h com a professora Soraya Lira. Já na Casa do Maranhão, a oficina Dança de Rua 1 (Iniciante), com o professor Jorge Luis, segue acontecendo das 13h às 15h, seguida da oficina de dança Afro com o professor Cláudio Adão, das 15h às 17h.

Serviço

Que: Arte Educação – Mostra de Coreografias

Quando: hoje, às 16h

Onde: Teatro Alcione Nazaré

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Que: Mostra Competitiva de Solos e Duos

Quando: hoje, às 18h

Onde: Teatro Alcione Nazaré

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Que: Sintética Idêntica ao Natural – Erivelto Viana

Quando: hoje, às 18h

Onde: Guest House (Rua da Palma) Centro

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Que: Núpcias – Núcleo Atmosfera

Quando: hoje, às 19h

Onde: Casa do Maranhão – Praia Grande

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Que: Expiação – Pulsar Cia de Dança

Quando: hoje, às 20h

Onde: Casa do Maranhão – Praia Grande

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.