Programação

Uma semana para a dança

Nona edição da Semana Maranhense de Dança começa hoje, com abertura às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, onde será apresentado o espetáculo “Aqui é o salão”, pela Cia. Encantar; homenageada nesta edição é a professora Miriam Marques

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(alternativo031115101H)

O mês de novembro será de valorização da dança em São Luís, com a realização da IX Semana Maranhense de Dança, cuja programação começa hoje, em diferentes espaços, entre eles, no Teatro Alcione Nazaré, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão e Guest House, todos localizados na Praia Grande. O acesso será via doação de um quilo de alimento não perecível. A abertura oficial acontece hoje, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol).

A programação geral da Semana de Dança inclui espetáculos, oficinas, coreografias e intervenções de dança, a serem realizados até domingo (8). A homenageada nesta edição será a professora de balé Miriam Marques, pelos seus 30 anos de trabalho no ensino da dança no Maranhão. Na abertura, na noite de hoje, às 19h, será apresentado o espetáculo “Aqui é o salão”, da Cia. Encantar. O espetáculo contempla a leveza do fox trot, a elegância do tango, a sensualidade o cha-cha-cha, a alegria do rock dos anos 60, o molejo do samba de gafieira e o calor da salsa, entre outros ritmos.

Também hoje, às 15h, na Casa do Maranhão, os bailarinos Diones Caldas, Erivelto Viana, Ruan Paz e Yuri Azevedo apresentarão performance de dança contemporânea. À noite, às 18h, no mesmo local, será a vez do grupo Estúdio de Artes Cênicas apresentar espetáculo de dança contemporânea. Depois, às 20h, entrarão em cena bailarinos da Escola de Dança Corpo e Alma e da Cia Encantar, capitaneada por Mano Braga.

Amanhã, às 16h, também no Teatro Alcione Nazaré, será a vez dos espetáculos com bailarinos de escolas e companhias de dança direcionadas ao público de instituições de ensino públicas e particulares e, às 18h, espetáculos com bailarinos solos e duos, de escolas e companhias de dança locais. Na Guest House (Praia Grande), amanhã, às 18h, será apresentado o espetáculo de dança pelo ator e bailarino Erivelto Viana, interpretando a personagem Cínthia Sapequara. Na Casa do Maranhão, estarão bailarinos do grupo Núcleo Atmosfera, às 19h. Na quinta-feira, entre outras coisas, acontecerá a mostra “Eu danço, tu danças...Nós dançamos”, no Teatro Alcione Nazaré.

Oficinas - As oficinas começaram ontem, entre elas, de Balé Aéreo, na Academia Viva Água, com o professor Donny dos Santos, de Dança Contemporânea, com o professor Alex Neoral, do Rio de Janeiro, na Sala de Dança Antonio Gaspar do Teatro Arthur Azevedo, Ballet Clássico, com a professora maranhense Iracema Abreu, ministrada na Sala Ballet Olinda Saul, entre outras.

A homenageada, professora Miriam Marques, comanda o Espaço Dança e ao longo de três décadas fez dele um lugar plural da dança, no qual estudam, contribuem e seguem seu próprio caminho gerações de artistas maranhenses de diferentes formações, desejos e objetivos, abrindo sempre a todos que ali buscam, oportunidade para refazer, aprimorar, persistir no esforço de fazer crescer a experiência, tanto de alunos quanto de professores. Ela incentiva a participação de alunos sob seus cuidados em concorridas seleções e, sobretudo, a tomar parte das apresentações de reconhecidos festivais, como a “Semana Maranhense de Dança”.

Serviço

O quê

Abertura da IX Semana de Dança

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Ingressos trocados por um quilo de alimento não perecível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.