Eleição

João Alberto é aclamado presidente do diretório estadual do PMDB

Senador foi candidato de chapa única no pleito; lideranças políticas da sigla pregaram unidade do partido para as eleições de 2016 e 2018 no Maranhão

Ronaldo Rocha/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
João Alberto, presiente do PMDB
João Alberto, presiente do PMDB

O senador João Alberto foi aclamado ontem presidente reeleito do diretório estadual do PMDB no Maranhão. Candidato de chapa única, ele recebeu o apoio de lideranças políticas da sigla, que pregaram, logo após o pleito, a unidade do partido.

O peemedebista assegurou que se concentrará a partir de agora no processo de fortalecimento do partido para a disputa das eleições municipais de 2016 em todo o estado. Ele falou que a meta é eleger o maior número de prefeitos e aumentar as bancadas da legenda nas Câmaras Municipais. Sobre a divergência pontual com os membros da chapa “Renovar para Crescer”, que teve o registro de candidatura indeferida, ele afirmou já tratar-se do passado.

“A representação massiva dos membros do partido aqui, é prova inequívoca de que o PMDB está unido. Espero que o PMDB continue a crescer e que todas as divergências sejam superadas. Isso é da prática democrática. Nós contamos com a firmeza das lideranças nacionais, com o vice-presidente Michel Temer, com o presidente da Câmara [Eduardo Cunha] e com o meu grande amigo, senador José Sarney e contamos com a maioria absoluta do partido no Maranhão. Precisamos, portanto, nos manter unidos e coesos para enfrentar os desafios futuros”, disse.

João Alberto rechaçou qualquer tipo de crise no partido, e afirmou que todas as alas terão participação nas decisões da sigla.

Unidade - A ex-governadora Roseana Sarney, que também participa do comando do partido, ressaltou a importância de o PMDB intensificar o processo de fortalecimento nos municípios.

“Eu estou à disposição do partido, não para ser candidata, mas para ajudar as nossas lideranças naquilo que for preciso. E tenho a certeza de que com o apoio dos nossos vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, deputados, senadores e lideranças políticas, vamos conseguir alcançar resultados expressivos nas próximas eleições. A política não é uma ciência exata, ela é feita no dia-a-dia e é por isso que a vitória depende muito de cada um de nós”, enfatizou.

O senador Edison Lobão, que também apoiou a eleição de João Alberto, corroborou com a tese levantada pelas demais lideranças da sigla.

“O PMDB tem 50 anos de existência, de fundação. Abrigou todas as correntes de opinião naquela época e se transformou num partido sólido, o maior do país e deste estado. E é assim, com unidade, que deve se manter”, completou.

O suplente de senador Lobão Filho, deputado estadual Roberto Costa, o deputado federal João Marcelo, vereador Fábio Câmara e a secretário municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, além do assessor especial da Presid~encia da República, Francisco Escórcio, participaram do ato de abertura da eleição.

Nesta eleição não tem vencido nem vencedor. Vamos trabalhar pela união do partido. O que houve foi uma disputa natural, mas que já passouRemi Ribeiro, presidente em exercício do PMDB

Mais

A deputada estadual Andrea Murad, o deputado federal Hildo Rocha e o ex-deputado Ricardo Murad, não participaram da votação para o diretório estadual do PMDB. Na quinta-feira, Andrea havia emitido nota sobre as decisões desfavoráveis á chapa “Renovar para Crescer”, que acabou impedida de disputar a eleição. Na nota, a parlamentar classificou de “farsa” a eleição com candidatura única realizada ontem no diretório estadual do partido.

Roseana cobra coerência de correligionários na oposição

A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) cobrou das lideranças do partido no Maranhão, uma atuação coerente em relação ao enfrentamento ao governo Flávio Dino (PCdoB).

Roseana defende oposição
Roseana defende oposição

Sem citar nomes, ela criticou a tentativa de alguns membros de levar o partido, mesmo que indiretamente, ao projeto de poder do comunista e assegurou que não aceitará aproximação da legenda ao Executivo Estadual.

“Eu tenho a absoluta tranquilidade de que nós vamos sair vitoriosos nessas próximas eleições. Porque nós estaremos, na maioria das vezes [municípios], na oposição. A nível estadual, eu acho, não, tenho certeza, até porque já conversei com o senador João Alberto, que o PMDB é oposição ao governador Flávio Dino. Nós não podemos ter duas faces. Nós somos oposição ao governo, senão eu não estaria no partido. Somos oposição ao governo Flávio Dino, e por isso mesmo temos de lutar”, disse.

No início da semana, o senador João Alberto, presidente da sigla, admitiu a possiblidade de o PMDB compor com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) nas eleições de 2016. Edialdo é candidato a reeleição apoiado por Flávio Dino.

“[O candidato do partido] Pode ser o Fábio Câmara, que está muito bem, ou a Helena Duailibe, que está no governo [Edivaldo Holanda Júnior], mas nunca deixou de vir para cá. Podemos também compor com qualquer candidato. Não queremos compor com o Edivaldo Júnior, mas eu também não digo que desta água não beberei”, disse o senador, na quarta-feira.

Durante a convenção estadual do partido, realizada ontem, as lideranças do PMDB defenderam a tese de candidatura própria à Prefeitura de São Luís.

Lobão Filho conclama oposição a contrapor a gestão de Flávio Dino

Lobão Filho critica Dino
Lobão Filho critica Dino

O senador Lobão Filho conclamou as lideranças políticas do PMDB, na manhã de ontem, durante eleição do diretório estadual da sigla, a intensificarem o contraponto à gestão do governador Flávio Dino (PCdoB).

O peemedebista criticou o fracasso da gestão de Dino e afirmou que é necessário atuar em defesa da população maranhense.

“Nós sofremos uma pequena derrota na última eleição, mas a cada dia que passa recebemos a prova de que foi o Maranhão quem saiu perdendo. O governo que aí está, está trazendo infortúnio aos mais de 6 milhões de habitantes [do Maranhão]. Em menos de um ano, esse governo já mostrou que consegue ser contrário a tudo aquilo que pregou ao longo da sua eleição. Criou uma expectativa, criou uma esperança, uma falsa esperança, na verdade”, disse.

Lobão Filho afirmou também, que o atual panorama político favorece o seu grupo político.

“A frustração do povo cresce todos os dias. Mas não cresce negativamente só aqui em São Luís. Recebo diariamente notícias de insatisfação, que vai do pequeno ao grande município no interior do estado. A situação política do estado mostra que nós do PMDB vamos triunfar nas próximas eleições, com força, por causa justamente desse governo fraco que aí está, que defende interesses pouco republicanos de pequenos grupos”, enfatizou.

Lobão Filho participou afirmou que cobrará de Flávio Dino, o cumprimento de todas as promessas de campanha. E assegurou que não recuará quando houver ofensiva do governo.

Chapa Ulisses Guimarães eleita no PMDB

Presidente: João Alberto

1º vice-presidente: Remi Ribeiro

2º vice-presidente: José Alberto Filho

3º vice-presidente: João Marcelo

Secretário-geral: Carlos Augusto Macedo Couto

Secretário adjunto: Roberto Costa

1º Tesoureiro: Fabiano Almeida

2º Tesoureiro: André Campos

Vogais

Sétimo Waquim

Francisco Escórcio

Alberto Marques Araújo de Araújo

Paulo Marinho Júnior

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.