Homenagens

Catedral da Sé dá início ao festejo da padroeira da capital

Festejo, que começará no dia 13 de novembro, se estenderá até o dia 22 , com missas e batizados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

No dia 13 de novembro a Igreja da Sé dá início ao festejo em homenagem à Nossa Senhora da Vitória, padroeira da igreja e de São Luís. Na abertura, Terço Meditado que acontece a partir das 17h, na Catedral, seguido de missa às 18h celebrada pelo padre César, pároco da Sé.

As comemorações em homenagem à santa se estendem até o dia 22 de novembro. No período, a programação se repete, sempre com terço às 17h e missa às 18h (exceto aos sábados e domingos, quando as missas da tarde acontecem às 17h30) além das atrações culturais preparadas para a festa.

No dia 21, dia dedicado à Nossa Senhora da Vitória, a imagem da Santa será transladada da sede do Sindicato dos Estivadores até a Catedral da Sé. O arcebispo de São Luís, dom José Belisário, celebra a missa que acontece às 18h em homenagem à santa.

Já no dia 22, a programação começa cedo, com os batizados que acontecem a partir das 8h, seguidos de missa às 10h, terço às 17h e novamente missa, dessa vez às 17h30. Ambas as celebrações ficam a cargo do pároco da Sé, padre César. O encerramento da festa na data se dá com procissão e coroação de Nossa Senhora da Vitória.

Servir – Este ano, os festejos têm como tema “Eu vim para servir”, mesmo tema da Campanha da Fraternidade 2015. “Quase todos os anos as paróquias seguem a mensagem da Campanha”, explica o padre César. Segundo o padre, “o tema reflete a realidade mais exigente do Evangelho de Jesus Cristo. A maior exigência do Reino de Deus é ser o servo de todos”, diz ele. “É vir para servir e não para ser servido. Como fez Jesus”, observa.

E continua: “Ser o último de todos. O simples, o humilde. A humildade e a simplicidade foram as mais lindas lições de Jesus. Por isso Ele lavou os pés dos discípulos.

“A ótica do Reino é a humildade”, afirma o sacerdote. Segundo ele, “somos servos do Senhor Jesus na pessoa do irmão”.

Na visão do pároco, “o festejo irá proporcionar que todos reflitamos que estamos no mundo para servir Jesus, construindo o Seu Reino de amor, paz e justiça na simplicidade e na alegria”. E conclui: “A missão mais linda da minha vida é servir Jesus”.

PROGRAMAÇÃO....................................

Dia13 (Sexta-feira)
Abertura oficial dos festejos
17h - Terço meditado (Colégio Santa Teresa)
18h - Santa Missa – celebrante: padre César de Sousa

Dia 14 (Sábado)
17h Terço
17h30 Santa Missa - celebrante: padre César de Sousa

Dia 15 (Domingo)
17h - Terço
17h30 - Santa Missa - celebrante: padre César de Sousa

Dia 16(Segunda-feira)
17h30h - Terço
18h - Santa Missa- celebrante: padre Francisco

Dia 17(Terça-feira)
17h30h - Terço meditado (Apostolado da Oração)
18h - Santa Missa – celebrante: padre Antônio José

Dia 18(Quarta-feira)
17h30h - Terço
18h Santa Missa – celebrante: padre Ribamar

Dia 19(Quinta-feira)
17h30 - Terço
18h Santa Missa – celebrante: padre Cláudio Correa

Dia 20(Sexta-feira)
17h30 - Terço
18h - Santa Missa – celebrante: padre César de Sousa

Dia 21(Sábado)
17h - Terço
17h30 - Santa Missa – celebrante: Dom José Belisário

Dia 22(Domingo)
8h - Batizados
10h - Santa Missa
17h - Terço
17h30 - Santa Missa – celebrante: padre César de Sousa (encerramento do festejo, seguido de procissão e coroação)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.