Expo Indústria

Alunos de cursos profissionalizantes mostram talentos

Paralelo à Expo Indústria Maranhão, projetos relativos a ocupações industriais e comerciais são avaliados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Talentos)

As competências de alunos de diversos cursos profissionalizantes do Senai e do Senac começaram a ser avaliadas ontem, no segundo dia da 3ª edição da Indústria de Talentos, que acontece simultaneamente à Expo Indústria Maranhão até amanhã, no Multicenter Sebrae, quando serão conhecidos os campeões da prova. Na disputa por uma vaga na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, os estudantes terão que realizar com perfeição os projetos relacionados às ocupações industriais e do comércio, sob análise de instrutores e avaliadores de cada área.

A competição acontece a cada dois anos, dividida em quatro fases (escolar, estadual, nacional e mundial), reunindo os melhores alunos dos cursos profissionalizantes das duas instituições. O diretor regional do Senai e superintendente do IEL, Marco Moura, avalia a olimpíada como uma porta de entrada para o mercado de trabalho e aperfeiçoamento dos novos profissionais. “A missão do Senai é formar os melhores profissionais para atuarem nas indústrias brasileiras, e a realização da olimpíada se concretiza como um diferencial que, além de despertar o espírito de competitividade nos jovens, permite o desenvolvimento de novas habilidades, como a rapidez e organização”, afirmou o gestor.

Evolução - Instrutor do Senai há mais de 20 anos, Júlio Cabral destaca a evolução tecnológica no mercado indus­trial, mas sem perder de vista o aperfeiçoamento do profissional. “Muita coisa mudou no que diz respeito aos maquinários industriais e principalmente na minha área de eletrônica. As técnicas evoluíram, mas para o bom profissional que se capacita constantemente nunca faltará oportunidade de trabalho”, disse ele.

Um dos competidores é o Sávio Pereira Catanhede, de São José de Ribamar. Ele fez o curso de Panificação na Unidade Móvel do Senai, na Cidade Operária, e disse ter encontrado a oportunidade para crescer e aprimorar o dom pela panificação. Durante os quatro dias da olímpiada, precisa cumprir com criatividade e muita técnica a tarefa de preparar cinco massas salgadas diferentes, um pão rústico e um pão especial com grãos.

O segundo dia do Indústria de Talentos contou, ainda, com atividades da Feira de Profissões, onde os visitantes receberam informações sobre o mercado de trabalho na indústria maranhense; o desfile de robôs em mais uma etapa do Festival de Robótica, realizado pela primeira vez no Indústria de Talentos, e o Inova Senai, que incentiva a produção de ideias com projetos que ajudam não só no de­senvolvimento das indústrias e empresas, mas também que facilitam o dia a dia da população. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.