Mudanças

Planos de saúde deverão cobrir testes rápidos de dengue e chikungunya

A Agência Nacional de Saúde anunciou ontem novos procedimentos, que passam a ser cobertos em janeiro de 2016; houve ampliação de consultas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Pacientes passarão a ter acesso a testes rápidos e outros, via planos
Pacientes passarão a ter acesso a testes rápidos e outros, via planos (teste rápido)

RIO DE JANEIRO - A Agência Nacional de Saú­­de (ANS) divulgou ontem uma nova lista de procedimentos que deverão ter cobertura obrigatória pe­los planos de saúde em 2016. Foram acrescentados 21 procedimentos em relação à última lista, entre eles o teste rápido para dengue (o exame atualmente disponível demora 7 dias) e o teste para febre chikungunya.

A nova lista, que começa a valer a partir de janeiro de 2016, inclui a ampliação do número de consultas com fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicoterapeutas. Pacientes com transtornos da fala e da linguagem, que hoje têm direito a 24 sessões de fonoaudiologia por ano, passarão a ter direito a 48 sessões anuais. No caso da fisioterapia, os pacientes passarão a ter direito a duas consultas para cada nova doença diagnosticada (hoje, têm direito a apenas uma consulta por doença). As sessões de psicoterapia passarão de 12 para 18 por ano.

Os pacientes com câncer de próstata terão à disposição mais um medicamento oral para tratamento em casa. As consultas de nutrição para as grávidas também foram ampliadas: agora elas têm direito a 12 durante o ano.

Entre as novidades do rol de procedimentos da ANS está a possibilidade de aquisição de desfibrilador para evitar morte súbita. Outro procedimento incluído foi o tratamen­to da incontinência urinária com uso de toxina botulínica (botox). Os deficientes auditivos também terão uma nova possibilidade de tratamento coberto pelos planos de saú­de: um implante que é ancorado no osso.

Mudança - A agência também anunciou que uma cirurgia na área da oftalmologia, a dermatocalase, deixou de ter cobertura dos planos de saúde, aten­dendo a uma orientação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. De acordo com a agência, existe um outro procedimento coberto pelos planos que pode ser oferecido a pacientes que necessitarem desse tipo de intervenção.

O anúncio feito ontem é resulta­do da revisão periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e se aplica a 50,3 milhões de consumidores em planos de assistência médica e outros 21,9 milhões em planos odontológicos. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.