Comunidade

Sinduscon e parceiros fazem reforma de praça

Localizada no Cohatrac, Praça Verão foi “adotada” pela entidade como parte de ações de responsabilidade social desenvolvidas com associados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Praça Verão)

A Praça Verão, localizada no Cohatrac, está sendo recuperada e revitalizada pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e parceiros. O trabalho conta com o apoio da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Maranhão (Ademi-MA) e das empresas associadas Construtora Primor, K2 Engenharia, Engeplan, Engetech, Porto Grande Mineradora, DSL, Lua Nova, Escudo, Covap e Treviso Engenharia, e ainda das parceiras Tintas Iquine e Jasmin.

A adoção da praça é mais uma ação de responsabilidade social desenvolvida pelo Sinduscon-MA, que vem incentivando as empresas associadas a aderir às ações implantadas pelo sindicato e também ao Programa “São Luís, Cidade Jardim”, lançado pela Prefeitura com o objetivo de esti­mular a conservação e revitalização de espaços públicos da capital maranhense. Todo o trabalho na praça é acompanhado pelo Comitê da Praça Verão, formado por 15 moradores do Cohatrac.

Para o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o papel social das empresas cada vez mais se torna necessário, pois é de su­ma importância propiciar melhorias para comunidades onde estão inseridas, contribuindo com o crescimento, seja em ações de cidadania quanto em melhorias na infraestrutura, ajudando o poder público nessa tarefa. “A responsabilidade de zelar pelo social é de todos. O poder público tem o dever constitucional, e nós, empresários e a sociedade, podemos contribuir voluntariamente com a cidade de diversas formas, fazendo o que está ao nosso al­can­ce. Assim, cada um fazendo sua parte, no final, todos são beneficiados”, avalia.

Benefício - De acordo com o diretor técnico da regional da Engeplan em São Luís, Anselmo Lobo, é muito importante as empresas contribuírem com ações voltadas para o benefício da sociedade. “Sempre que temos oportunidade, aderimos a ações de responsabilidade social, pois é nossa forma de contribuir com a população e também de mostrar à sociedade que nós, empresas, não pensamos somente em lucro. Também contribuímos com o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dentro da nossa atuação, que é a construção civil. O trabalho na Praça Verão é de grande importância, pois trará muitos benefícios para os moradores. Para nós, da Engeplan, é gratificante fazer parte dessa ação”, afirma.

A Praça Verão tem uma área de 12 mil metros quadrados e é muito utilizada pela comunidade para prática de esportes e caminhada, por isso precisa ser recuperada. Os serviços incluem a colocação de novas luminárias, instalação hidrosanitária, recuperação de bancos, alargamento da área de passeio, colocação de lixeiras, plantio de 200 mudas de árvores, capina, limpeza, recuperação de quadra poliesportiva e montagem de playground. Anselmo Lobo destaca que todos os serviços são necessários e enfatiza que com o alargamento do passeio, a comunidade poderá praticar caminhada e cooper de forma mais segura e confortável.

Fábio Nahuz lembra que quanto mais empresas aderirem às ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo Sinduscon-MA, mais benefícios o segmento da construção civil poderá proporcionar à cidade e às próprias organizações empresariais, pois é um investimento que traz muitos retornos na relação com a sociedade. “Ao proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades, a empresa tem a comunidade como sua parceira e ambas passam a trabalhar juntas pelo crescimento conjunto. A responsabilidade social é um trabalho gratificante ao qual todas as empresas deveriam aderir. Temos diversas ações em andamento. Basta as empresas nos procurarem e aderir”, conclui Nahuz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.