A gente conta...

Exemplo de superação da limitação física

Depois de sobreviver a um acidente de moto, José Ribamar Marques, mais conhecido por Zeca, se destaca no fisiculturismo

Thiago Bastos/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
José Ribamar dos Santos, Zeca: perda de perna em acidente não o desmotivou
José Ribamar dos Santos, Zeca: perda de perna em acidente não o desmotivou (Fisiculturista Zeca)

Da quase morte à glória no esporte. A história de José Ribamar Marques dos Santos, de 42 anos, Zeca, não pode ser contada apenas sob o ponto de vista esportivo, já que é atleta da modalidade fisiculturismo. Para entender o que se passou em sua vida, é necessário remeter até um momento de superação.

Dia 7 de setembro de 2005. Zeca, que já era fisiculturista desde os 14 anos de idade, sofreu um grave acidente de moto. Ele teve sérias complicações respiratórias e traumatismo craniano e ficou entre a vida e a morte. “Eu entrei no hospital com 67 quilos e saí com 37”, conta.

Além da perda de peso, ele teve uma das pernas amputadas. Mas o que poderia significar um fim precoce de carreira simbolizou um “recomeço”. Como parte da recuperação, Zeca teve que se submeter a tratamento fisioterápico respiratório, o que o estimulou a buscar na musculação a força de vontade necessária para superar o momento difícil. “Depois disso, precisei de pouco mais de três anos para recuperar a forma física anterior e me recuperar como ser humano e como esportista”, disse.

Desde a pronta recuperação, com a ajuda da esposa, Sheila Pinheiro, Zeca não parou mais de disputar competições oficiais e segue sua rotina de treinos.

Apesar da superação física, ele não conseguiu ultrapassar, este ano, um obstáculo quase intransponível. Por dificuldades financeiras e falta de patrocínio, o fisiculturista maranhense deixou de disputar o campeonato da modalidade, que aconteceu na cidade de Cuiabá. “ Infelizmente, o atleta maranhense ainda precisa vencer esta dura batalha”, disse.

Apesar das dificuldades, ele deu dicas para quem deseja seguir no fisiculturismo. “Acima de tudo, o atleta tem de ter disciplina. Valorizar a alimentação, os modos saudáveis de vida e, principalmente, sempre cuidar do próprio corpo. É um esporte que, a cada dia, vem conquistando novos adeptos”, afirmou.

Mais

Zeca foi, em 2014, vice-campeão brasileiro de Fisiculturismo, na modalidade amputado. Além disso, ganhou destaque local – já que venceu a categoria no cenário maranhense nos últimos sete anos. Atualmente, Zeca é filiado à Federação Maranhense de Culturismo e Musculação. Também está inscrito na Confederação Brasileira de Musculação e Fitness e World Bodybuilding.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.