Impostos

CPMF provocou polêmica entre Flávio Dino e governador do Rio

Comunista defendeu proposta, mas negou; Luiz Fernando Pezão confirmou ideia do maranhense

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Em setembro, o governador Flávio Dino (PCdoB) e mais 18 governadores aceitaram, em encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT), fazer um esforço pela reinstituição da CPMF.

O Governo Federal propôs o chamado imposto do cheque com alíquota de 0,20% - sem dividir nada com os estados. Os governadores, então, sugeriram trabalhar o apoio de suas bancadas para aprovar alíquota de 0,38% - os 0,18% a mais seria repartidos.

Assim que surgiu a informação de que Dino era um dia artífices da ideia, o governador do Maranhão manifestou-se, negando que tenha discutido o tema com a presidente, e garantindo que propôs apenas medidas de “combate à sonegação” fiscal.

Dias depois, no entanto, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, confirmou à Agência Brasil que partiu do comunista a proposta de reinstituição da CPMF, e com alíquota mais alta.

“Segundo Pezão, foi do governador do Maranhão, Flávio Dino, a ideia de elevar a alíquota para 0,38% para que a diferença entre o percentual e a proposta de 0,2% do governo possa ser transferida para os estados”, disse a Agência Brasil em texto sobre o encontro dos governadores com a petista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.