Ação social

MP faz palestra educativa contra o uso de drogas

Evento, realizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, é uma iniciativa como forma de promover a prevenção contra as drogas, para crianças e adolescentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

Na quinta-feira, 22, alunos da Unidade Integrada Estado do Rio Grande do Norte assistiram a uma palestra, parte da campanha "Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?". O evento, realizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, é uma iniciativa da promotora de justiça Cristiane Coelho Maia Lago, como forma de promover a prevenção contra as drogas, para crianças e adolescentes.

Durante a ação, a temática é trabalhada em escolas da rede pública municipal e estadual. Os estudantes são orientados a produzir desenhos e poesias para um concurso e os vencedores são premiados.

Cristiane Lago, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena, falou sobre os efeitos das drogas no organismo e doenças provocadas pelo consumo. Para a promotora de justiça, levantar a discussão nas escolas é uma importante forma de prevenção. “Provocamos a discussão em sala de aula e depois trazemos para a Biblioteca, o que torna a campanha mais dinâmica”, esclarece Cristiane.

Na abertura do evento, Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, falou sobre o funcionamento da instituição e a parceria com o Ministério Público (MP) na execução do projeto. “A Biblioteca está sempre aberta para eventos educacionais e campanhas de preservação”, afirmou.

A coordenadora da escola, Cleane dos Santos Almeida, acompanhou a turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Ela conta que a temática é trabalhada com frequência, por meio de projetos e palestras, sempre orientando os adolescentes contra o uso de drogas. “É uma problemática com a qual só podemos lidar por meio do aconselhamento”, declara Cleane. “Os jovens precisam saber que podem escolher um caminho, então direcionamos da melhor forma”.

Além da parceria com a Biblioteca, a campanha do MPMA conta com a participação dos Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Juventude e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís.

Nesta edição, participaram três representantes dos Narcóticos Anônimos. Eles falaram sobre o programa de recuperação em grupo e orientaram que existe saída para os usuários de drogas, mas não é uma escolha fácil. Um dos participantes, limpo há 6 anos, explicou que tratar o vício como doença é eficaz para a recuperação e por isso foi criada a irmandade.

Premiação
Os vencedores do concurso de poesia, premiados ao final da palestra, foram Karine Silva (1º lugar); Rodrigo Santos (2º lugar) e Gabriel Vieira (3º lugar). Victor Ferres, Nicaele Pacheco e Geovane Santos foram premiados no concurso de desenho em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Os três primeiros colocados receberam certificados, kit de livros e a camiseta da campanha. Os primeiros serão contemplados, ainda, com uma visita à 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena e poderão acompanhar a promotora titular em um dia de trabalho.

Cristiane Lago contou, ainda, que vai reunir em um livro as poesias e desenhos vencedores nestes dois anos de campanha. A ideia deve ser executada em parceria com a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.