Mercado de trabalho

Vagas temporárias de trabalho têm queda de 35% este ano

Contratações, que costumam ocorrer com frequência no período natalino, serão pautadas este ano por necessidades pontuais das empresas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Vagas no comércio e em outros setores serão em menor número este ano
Vagas no comércio e em outros setores serão em menor número este ano (compras no natal)

A recessão econômica está fechando as portas para as contratações temporárias típicas do período natalino. De acordo com pesquisa da Federação Nacional dos Sindicatos das Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt), este ano deverão ser criadas 105 mil vagas de emprego nessa modalidade, o que representa uma queda de 35% em relação a 2014, quando foram geradas 163 mil postos.

Para o presidente da Fenaserhtt, Vander Morales, as contratações serão pautadas por necessidades pontuais, ou seja, primeiro as empresas avaliam a real necessidade de expandir temporariamente a quantidade de funcionários para depois contratar.

“O trabalho temporário é fundamental para a economia, sobretudo em tempos de crise econômica, porque encurta e facilita o encontro entre candidatos e vagas”, diz Vander Morales, que também preside o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem).

A maior parte dos contratos firmados nesta época do ano possivelmente deve durar entre 61 e 90 dias, segundo 48% das empresas pesquisadas. De todos os temporários selecionados, 70% serão treinados pelas contratantes.

A expectativa é de que 32 mil contratados sejam jovens em situação de primeiro emprego. A previsão de efetivação após o fim contrato temporário é de apenas 6 mil trabalhadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.