Educação

Para educar e humanizar

Livro “A inclusão na Educação - humanizar para educar melhor”, de autoria da professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, será lançado hoje, às 19h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping; obra é fruto de dissertação de Mestrado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(A Inclusão na Educação )

Obra fruto de dissertação de Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da longa experiência da autora na docência da rede pública do estado e ensino superior, o livro “A inclusão na Educação - humanizar para educar melhor”, de autoria da professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, será lançado hoje, às 19h, na Livraria Leitura, no São Luís Shopping (Jaracati). O livro foi produzido pela Editora Paulinas e objetiva contribuir para a discussão da inclusão daqueles que encontram barreiras no processo de aprendizagem.

A professora Maria Nilza Oliveira Quixaba, que é coordenadora do Departamento de Letras/Libras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresenta uma obra na qual destaca a importância da inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar e as estratégias para que esse objetivo seja alcançado. São cinco capítulos no total, destacando temas como escolarização, acessibilidade, práticas inclusivas, preconceito, aprendizagem e tecnologias no ensino de pessoas com deficiência.

Momentos
Recentemente, a pesquisadora apresentou o livro na Feira do Livro de São Luís, onde participou de rodas de conversa sobre educação inclusiva, que servirão para capacitar os professores que trabalham diretamente com os alunos com deficiência, a fim de humanizar a prática docente na escola pública ou privada e construir um ambiente e currículo escolar mais inclusivo. O livro pode ser adquirido por meio das lojas da Editora Paulinas em todo o Brasil, assim como no site oficial (www.paulinas.org.br/editora).


“O que me motivou a escrever esse livro foi socializar informações sobre a temática da inclusão, que é extremamente importante. É preciso que haja uma adequação no sistema educacional e também no currículo para que esses alunos possam ser atendidos de forma produtiva. Não basta apenas estarem no espaço educacional, mas fazendo parte da dinâmica da escola, adquirindo e construindo conhecimento”, disse a professora.

cial, Psicopedagogia e Educação Especial, Inclusão e Libras. Ela trabalhou por 20 anos na Educação Básica, em rede pública de ensino, com alunos com deficiência em diferentes níveis. Atualmente, presta assessoria na área de inclusão de pessoas com deficiência, práticas inclusivas e ensino em Língua Brasileira de Sinais.


Atualmente, a pesquisadora está cumprindo módulo de Doutorado em Informática da Educação, na Universidade do Rio Grande do Sul e já está nos períodos finais. “Entre outras coisas, estou desenvolvendo uma pesquisa na UFMA, cujo projeto é intitulado ‘Os sinais maranhenses de Língua Brasileira de Sinais em ambientes digitais: contribuições para o seu uso e difusão’. O projeto deverá ficar pronto em 2017”, adiantou. l

Serviço

O quê

Lançamento do livro “A inclusão na Educação - humanizar para educar melhor”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria Leitura do São Luís Shopping

Preço

R$ 23,00 (Livraria Leitura)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.