Clima

Governo e empresários debatem novas metas de emissão de carbono

Esforço conjunto debate objetivo de reduzir em 37% emissões de gases de efeito estufa até 2025

Portal Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53

O governo federal busca alinhamento com o setor privado para cumprir a nova meta de corte de emissões de carbono. Nesta quinta-feira (22), em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reuniram-se com líderes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) a fim de discutir mudanças nos modelos produtivos adotados atualmente no País. O intuito é reduzir em 37% as emissões de gases de efeito estufa até 2025, como apresentado, em setembro, pelo Brasil às Nações Unidas.

Segundo Izabella, a medida faz parte da estratégia de interlocução ampliada com os diversos setores da sociedade. Joaquim Levy destacou o modelo de baixo carbono adotado em diversos segmentos e a redução já alcançada de 41% das emissões, em comparação aos níveis registrados em 2005. A queda decorre do sucesso no combate ao desmatamento na Amazônia Legal.

“Uma das alternativas é atuar na área de eficiência energética, tanto residencial quanto industrial, para continuar promovendo a diminuição das emissões”, declarou.

O Conselho de Líderes do CEBDS é formado por executivos das mais de 70 empresas associadas. O grupo tem o objetivo de se aproximar do governo para debater propostas em questões como geração de energia limpa, mobilidade e consumo inteligente de energia. Fundado em 1997, é uma associação que promove a articulação do empresariado com o governo e a sociedade civil para estimular a sustentabilidade no setor privado.

Efeito Estufa

Apesar de considerado natural, o efeito estufa tem aumentado nas últimas décadas e gerado mudanças do clima. Essas alterações são resultado do aumento de emissões de gases como o dióxido de carbono, geradas pelo transporte, agricultura, pecuária e outras atividades humanas. Mais de 190 países participam, todos os anos, na Conferência das Partes (COP) da Convenção de Clima da ONU para elaborar acordos de corte de emissões.

Nesse âmbito, o Brasil assumiu voluntariamente metas de redução de emissões para serem atingidas até 2020, quando começará a valer o novo acordo que as Partes pretendem assinar no fim deste ano, na COP 21, em Paris.

O objetivo do Brasil é reduzir 37% das emissões até 2025 e 43%, até 2030, ambos em comparação aos níveis de 2005. Os números foram divulgados, em setembro, pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é estabelecer um compromisso global capaz de limitar o aumento da temperatura média da terra a até 2°C.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.