Moda inverno

Glamour e luxo da alta-costura na SPFW 2015

Os estilistas Reinaldo Lourenço, Samuel Cirnansck e Helô Rocha e a grife Apartamento 03 apresentaram coleções na quarta-feira

*Bruna Castelo Branco/Enviada especial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
Modelos apresentam a coleção luxuosa de festa de Samuel Cirnansk na SPFW
Modelos apresentam a coleção luxuosa de festa de Samuel Cirnansk na SPFW (SPFW 2015)

SÃO PAULO - A sofisticação das roupas de alta costura e as diferentes formas de vestir uma mulher elegante foram os conceitos que marcaram a quarta-feira,21, na São Paulo Fashion Week (SPFW). O evento, que se encerra hoje, tem no casting desta temporada um total de 23 grifes, mostrando coleções preparadas para o próximo inverno.

Adepto da construção de uma mulher elegante e sofisticada, mas com toques minimalistas, o estilista Reinaldo Lourenço trouxe grafismos e vestidos confortáveis e com caimento sob medida ao corpo da mulher, sem marcar muito a silhueta ou exageros no volume. A coleção com modelagens mais enxutas mostra que o estilista foge dos desfiles conceituais e apresenta uma proposta mais comercial nesta temporada, mas sem perder suas principais características. A concepção do desfile foi baseada em uma viagem que o estilista fez por 15 dias por cidades de Portugal.

Exuberância - Reconhecidos por uma coleção luxuosa, voltada para roupas de festas, o estilista Samuel Cirnansck não saiu da sua zona de conforto e seguiu criando peça para mulheres exuberantes e românticas ao mesmo tempo. A grande diferença foi pela escolha dos materiais, como a utilização de cristais translúcidos com uma maior intensidade nos brilhos. Peças com bordados elaborados e muito dourado mostraram que o estilista continua sendo um mago da alta costura.

A estilista Helô Rocha esteve no começo do ano na cidade Alto Paraíso, em Goiás e no local, que inspira à meditação e conexão com a natureza, encontrou as bases para desenvolver a sua produção de moda que carrega em si a atmosfera de mistério. Em uma cartela de cores que passa por tons como preto, branco, verde escuro e bordô, a estilista reuniu diversas texturas como couro e diferentes estilos de renda, além de um trabalho minucioso de bordados. “Como as peças são desenvolvidas sob medida, há uma valorização muito grande do trabalho artesanal. Algumas peças demoram vários dias para que sejam feitos todos esses bordados”,explicou a estilista Helô Rocha, em entrevista a O Estado.

Gênero - Um tema recorrente na temporada de moda, o debate de gênero foi o ponto de partida da Apartamento 03 que, ao se inspirar no livro Orlando, de Virgínia Woolf, levou como conceito que tanto homens e mulheres não devem ser limitados na escolha dos figurinos.
Alfaiataria, brocados, franjas remetem de Londres a Constantinopla, cidade onde o protagonista do livro vira mulher pós um longo sono. Texturas e pedras em sandálias masculinas e acessórios antes exclusivos do guarda roupa feminino são redimensionados para compor um look híbrido, com calças mais masculinas harmonizadas com blusas bordadas.

*A jornalista participa do evento a convite da organização

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.