Papa Francisco

Vaticano nega que papa Francisco tenha um tumor benigno

Jornal disse que uma ''pequena sombra'' foi encontrada em exame; Vaticano diz que notícia é infundada e não merece atenção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h53
(Agência EFE)

Roma - O Vaticano desmentiu ontem que o papa Francisco tenha um tumor benigno no cérebro. A informação foi divulgada pelo jornal italiano "Quatodiano Nazionale", segundo o qual, há alguns meses, um pequeno "tumor curável" foi diagnosticado no cérebro do Papa.

"A divulgação de notícias infundadas é gravemente irresponsável e não merece atenção", disse o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, de acordo com a AFP.

Segundo o jornal, "uma pequena sombra" foi detectada em um exame médico do Papa. O exame teria sido feito há sete meses por um especialista japonês, o professor Takanori Fukushima, na clínica San Rossore di Barbaricina, perto da cidade de Pisa. O professor teria considerado inútil fazer uma operação, já que o tumor era benigno, segundo o jornal.

'Fantasma'
O porta-voz do Vaticano disse que o papa "goza de uma boa saúde", desmentiu que ele tenha feito um exame médico na Toscana ou que tenha tido uma consulta com um especialista japonês em tumores, detalhou a agência EFE.

Lombardi explicou que fez todas as verificações possíveis, inclusive conversou com o papa, e garantiu que é tudo falso e que o pontífice está bem.

"Nenhum japonês veio ao Vaticano, nem o papa foi submetido a exames médicos deste tipo. Nenhum helicóptero chegou aqui em janeiro e se alguém o viu era um fantasma", disse Lombardi, que pediu para as pessoas esquecerem o assunto e encerrarem a questão.

Sobre a saúde do papa, Lombardi afirmou que basta observar o pontífice não apenas durante a audiência geral, mas também durante as viagens que faz e que o único problema que possui é o já conhecido, o "de caminhar".

Veracidade
Apesar do desmentido do Vaticano, o diretor de redação do Quotidiano Nazionale, Andrea Cangini, garantiu a veracidade da informação.

"O desmentido era esperado e é compreensível. Seguramos a informação durante muito tempo para fazer as verificações. Não temos nenhuma dúvida de que está correta", disse Cangini.

Sinais de cansaço
O Papa Francisco, de 78 anos, tem uma agenda intensa, apesar de em alguns momentos demonstrar sinais de cansaço e ter cancelado alguns compromissos no último momento.

Em entrevistas recentes, Francisco declarou que não tem muito tempo de vida pela frente, mas em nenhum momento citou uma doença.

Francisco já afirmou que as viagens oficiais o deixam cansado, mas está preparando uma visita de cinco dias à África no fim de novembro, mais uma vez com uma agenda intensa.

Na juventude, o papa teve retirada uma parte do pulmão direito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.